Com voto do Vasco, Rubens Lopes é reeleito presidente da FFERJ
Sexta-feira, 27/04/2018 - 18:39
Sem surpresas na eleição para a presidência da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Rubens Lopes foi eleito novamente o presidente da Ferj com 263 votos e comandará a entidade até 2023. Dentre os votos destinados a ele estão o de três grandes clubes: Botafogo, Fluminense e Vasco. O Flamengo se absteve. Este será o terceiro mandato de Rubinho à frente da federação.

- A Ferj não tem cor. Estamos todos juntos. Tenho certeza que vamos contribuir para o país em nome do futebol do Rio de Janeiro - afirmou Rubinho após o resultado.

Mesmo sendo o terceiro mandato de Rbinho, é apenas o primeiro após a lei do Profut, que só permite dois mandatos, ou seja, uma reeleição. Assim, ele ainda pode ser reeleito mais uma vez em 2023.

O único adversário de Rubinho foi o diretor de Tecnologia da Informação, Marcio Duba. Ele é filho de Elias Duba, aliado histórico de Rubens Lopes na Ferj. Havia a expectativa de que Marcio retirasse a candidatura pouco antes do início da votação, mas isso não ocorreu. O diretor de tecnologia da informação da entidade manteve sua chapa inscrita e terminou com 39 votos.

O advogado Rogério Manso chegou a lançar uma pré-candidatura, mas não conseguiu protoclar o registro da chapa. Nos últimos dias, ele e um de seus aliados, José Carlos Peruano, ex-líder da Torcida Jovem do Flamengo, tentaram impugnar as eleições, sem sucesso. Em posicionamento oficial, a Justiça não identificou "nenhum descumprimento às regras previstas no Estatuto da Ferj" sobre a eleição.

Veja como foram os votos de cada divisão do Estadual:

Série A: Rubinho (10 votos), Marcio Duba (3) e uma abstenção (Flamengo).

Série B1 (segunda divisão): Rubinho (12 votos) e Marcio Duba (2).

Série B2 (terceira divisão): 10 votos para Rubinho.

Série C (quarta divisão): Rubinho (5 votos) e Marcio Duba (1).

Ligas municipais: Rubinho (42) e Marcio Duba (4). Dentro desta urna, está também o voto do representante do Sindicato dos Atletas.

Amadores da capital: Rubinho (16) e Marcio Duba (2).

Apoio dos grandes do Rio de Janeiro

Enquanto o Flamengo se absteve, Botafogo, Fluminense e Vasco votaram pela continuação do trabalho de Rubinho na Ferj. Após a votação, os dirigentes dos clubes falaram sobre o apoio ao presidente reeleito.

- Acho que foi uma gestão muito boa. Lógico que teve momentos que não agradou a um ou outro, mas de um modo geral agradou. Em relação a público, o Campeonato Carioca deste ano teve o maior público das decisões no Brasil. Comprova que o trabalho está sendo feito. Temos que nos unir para melhorar. Vamos continuar o trabalho para o engrandecimento do futebol no Rio de Janeiro e no Brasil - declarou o presidente do Botafogo, Nelson Mufarrej.

- Votei no presidente Rubens. O processo eleitoral foi todo correto, dentro da legislação de regulamentos, e foi a vontade da maioria dos clubes. (Esperar) sempre a melhoria do Estadual, fomento do futebol no interior e dos clubes amadores para que possamos ter mais talentos surgindo. Não é só o futebol da Série A que conta. Minha relação com o Rubens é excelente e tenho tido uma acolhida muito boa. Tem coisas para ajeitar, mas o Campeonato Carioca tem melhorado - disse o presidente do Fluminense, Pedro Abad.

- O Rubens tem lutado muito para melhorar o campeonato, o acesso do público, número de expectadores nos jogos. Tem feito um bom trabalho - afirmou o presidente do Vasco, Alexandre Campello.

Estatuto

Segundo o estatuto da Ferj, qualquer pessoa pode se candidatar ao cargo de presidente, desde que tenha os apoios necessários: três equipes das quatro divisões principais, três clubes amadores da capital e três ligas municipais. A chapa de Rubens Lopes, que recebeu o voto dos três grandes cariocas, é denominada "União do Rio de Janeiro". Marcio Duba concorreu com a chapa "Renovação".



Fonte: GloboEsporte.com