Paulinho quebrou diversos recordes nos 8 meses em que atuou pelos profissionais do Vasco
Sexta-feira, 27/04/2018 - 09:09
Paulo Henrique Sampaio Filho passou rápido como um foguete pelo Vasco, precoce como os jogadores acimas da média costumam ser. O atacante, negociado com o Bayer Leverkusen, da Alemanha, teve a saída confirmada pelo presidente Alexandre Campello após o primeiro jogo contra o Racing, pela Libertadores, semana passada. Foram só oito meses de futebol profissional, mas o suficiente para deixar saudades.

Afinal, ele desde o início quebrou recordes. Ao estrear contra o Vitória, no dia 12 de julho de 2017, pelo Brasileiro fez sua primeira partida como profissional a três dias de completar 17 anos. Com isso, tornou-se o jogador mais jovem a atuar no Vasco na era profissional do futebol, a partir da década de 30.

Onze dias depois, foi titular pela primeira vez e logo de saída marcou dois gols na vitória sobre o Atlético Mineiro, por 2 a 1, no Independência. Já com 17 anos, virou o jogador mais novo do Vasco a fazer gol no século 21, à frente de Philippe Coutinho. Transformou-se também o primeiro nascido nos anos 2000 a marcar no Brasileiro.

Os recordes continuaram na Libertadores deste ano. Paulinho se tornou o jogador mais jovem do Vasco a fazer gol na competição sul-americana. Venceu o duelo particular que trava com Vinícius Júnior, do Flamengo, representante da mesma geração, companheiro da seleção de base, que só marcou depois na competição.

A comparação com a revelação do Rubro-Negro foi um capítulo à parte. Paulinho e suas atuações acenderam a discussão sobre quem seria melhor, o que parecia indiscutível após a bolada milionária paga pelo Real Madrid ao Flamengo.

Sem títulos, mas com feitos no currículo — foi eleito melhor jogador do Estadual —, Paulinho viveu oito meses intensos entre os profissionais, até ser vendido por R$ 85 milhões.



Fonte: Extra Online