Vasco não recebeu auditores e deixou de concorrer a prêmio de gestão do futebol
Quinta-feira, 26/04/2018 - 06:29
Palmeiras teve sua gestão reconhecida como a melhor do futebol brasileiro pela Ambev, cujo prêmio Gestão de Campeão teve seus resultados anunciados na noite desta terça-feira (24). O Flamengo, terceiro lugar no ranking geral, foi o clube que apresentou a maior evolução nos quesitos avaliados pela EY, parceira da cervejaria na iniciativa.

Ao todo, participaram do programa 13 times: Atlético-MG, Ceará, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Juventude, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e Vitória. Dirigentes dessas equipes se dispuseram a receber os consultores da EY e apresentar suas mecânicas internas de gestão. Foram realizadas quatro visitas, nas quais se mediu a evolução.

A metodologia incluiu 310 quesitos separados em quatro grandes áreas: administrativo e financeiro; comercial e marketing; futebol; e sócios-torcedores. Entre os quesitos pesquisados, havia a existência de um orçamento financeiro, de uma política de salários aos funcionários do clube, de um plano de carreira, entre outros fatores ligados à governança corporativa.

O ranking final, que ainda teve o Goiás na segunda colocação, o Cruzeiro na quarta e a Ponte Preta na quinta, considerou a média registrada por todos esses quesitos nas quatro visitas feitas pela EY aos clubes. Os outros oito clubes não tiveram suas colocações reveladas.

O Palmeiras foi considerado o melhor gestor por ter obtido a melhor média nessas quatro áreas. O clube alviverde teve os melhores percentuais em três delas: comercial e marketing; futebol; e sócios-torcedores. O Goiás conseguiu o segundo lugar por ter conseguido o melhor aproveitamento na área administrativa e também, empatado com o Palmeiras, na de marketing.

Já o Flamengo teve a evolução mais acentuada entre a primeira e a última visita. O time rubro-negro chegou à quarta visita da EY com 93% das exigências da boa gestão cumpridas, enquanto o Palmeiras concluiu o programa com 89%. O que fez dos paulistas "campeões" dessa premiação foi o fato de terem largado com percentuais mais altos do que os cariocas.

PUBLICIDADE

Daqui em diante, os 13 clubes terão direito a cursos de gestão na FIA, escola de negócio, nas áreas administrativa, de marketing e do futebol. A participação é facultativa aos clubes que participaram da premiação e será financiada pela Ambev.

– Em 2013, começamos o Movimento Por Um Futebol Melhor e conseguimos elevar o patamar dos clubes com sócios-torcedores. Partimos de 200 mil sócios e passamos dos 5 milhões. Agora demos um upgrade para que possamos ajudar os clubes a melhorar suas gestões. Queremos agregar – resumiu Frederico Fontes, gerente de marketing esportivo da cervejaria.

Foram sentidas as faltas dos demais clubes de primeira e segunda divisão, sobretudo dos mais populares, como Botafogo, Corinthians, Grêmio, Internacional, São Paulo e Vasco. Os dirigentes dessas equipes se recusaram a receber as visitas da EY e a abrir dados sobre suas administrações, embora o programa não tivesse nenhum custo e houvesse confidencialidade das informações.

Fonte: O Globo Online