Estádio El Cilindro é considerado o 12º jogador do Racing
Quinta-feira, 19/04/2018 - 13:44
O Vasco não terá só 11 adversários nesta quinta. Não serão só 11 jogadores vestidos de azul e branco, com meiões e chuteiras coloridas. Terá um 12º, que vestirá concreto, também azul e branco, e muita paixão. Cerca de 40 mil apaixonados, aliás. Este preocupante "jogador" argentino se chama Estádio Presidente Juan Domingo Perón, ou só El Cilindro para os íntimos.

Com capacidade para 51.389 torcedores, El Cilindro é a casa do Racing desde 3 de setembro de 1950, quando foi inaugurado. Desde então, não passou por reformas que trouxessem tecnologia ou mudassem a cara do estádio, que fica próximo a Buenos Aires, em Avellaneda. Mais próximo ainda do maior rival de seu dono, o Independiente: o estádio Libertadores da América está a poucos minutos da casa azul e branca.

Apesar da capacidade acima dos 50 mil lugares, El Cilindro passa a impressão de ser acanhado, diferente de outros gigantes como Maracanã e Mineirão. Acanhado por que tem arquibancadas próximas ao gramado, ruas estreitas para chegar e sair, pouco conforto e muito, mas muito mesmo, barulho (veja no vídeo acima).

Sabe aquele tradicional estádio de Libertadores que sempre assistimos nas televisões por aí? Então... Atrás de todas as bandeirinhas de escanteio, por exemplo, as grades de proteção são mais altas, para que objetos não sejam atirados em campo. O técnico Zé Ricardo, inclusive, durante o reconhecimento do gramado, foi dar uma conferida (veja na foto acima).

A saída/entrada do vestiário é por um túnel estreito, acanhado, que quase não dá para ser visto das arquibancadas e leva para baixo do campo. Em uma das laterais, têm ainda duas quadras desenhadas com tintas brancas no piso térreo das arquibancadas. Ali, crianças costumam se divertir antes e nos intervalos das partidas.

A expectativa do Racing é de receber cerca de 40 mil apaixonados nas arquibancadas do estádio El Cilindro nesta quinta-feira. Um deles, inclusive, já está lá. É a estátua de Carlos Gardel, o mais famoso cantor de tango da história - viveu de 11 de dezembro de 1890 a 24 de junho de 1935 - e um dos mais fanáticos torcedores do clube argentino.

O Vasco, para seguir sonhando com uma vaga no mata-mata da Libertadores, vai precisar superar os 11 titulares do Racing, os apaixonados das arquibancadas e tudo o que tiver pela frente, porque tem só um ponto e está em terceiro lugar no grupo 5. Se perder, o Cruz-Maltino fica a seis pontos do adversário desta quinta-feira a três jogos para o fim da fase de grupos.

O Racing, por sua vez, tem seis jogos no estádio El Cilindro na temporada: cinco vitórias e só uma derrota.



Fonte: GloboEsporte.com