Vasco ainda busca cobrador de faltas decisivo
Quinta-feira, 19/04/2018 - 08:26
Falta a favor do Vasco. O jogo é difícil na Argentina e uma cobrança perfeita pode significar a permanência do time de São Januário na Libertadores. A descrição que serviu 20 anos atrás, quando Juninho Pernambucano acertou a finalização contra o River Plate, bem que poderia se repetir esta noite, quando o time carioca terá um jogo decisivo contra o Racing, às 19h15m, no El Cilindro. Somente uma vitória deixará o Vasco em condição confortável na competição.

Entretanto, desde a saída de Nenê o posto de jogador com capacidade de decidir na bola parada está vago no Vasco. O último gol de falta da equipe foi marcado pelo ex-camisa 10, na vitória sobre o Santos, em novembro do ano passado. Evander, que herdou o número do ex-companheiro, também é o favorito para substituí-lo nas faltas, como tem mostrado nos treinos em São Januário. Contra o Atlético Mineiro, quase acertou a cobrança.

O garoto de 19 anos tem no chute de fora da área uma qualidade desde as divisões de base. Sua inspiração é Andrea Pirlo, ex-meia italiano, que por sua vez, já disse que bebeu da fonte de Juninho, em um ciclo que começa e termina em São Januário. A tendência é que Evander seja titular hoje em Avellaneda. Juninho, 20 anos atrás, saiu do banco para marcar o gol na semifinal da Libertadores.

Em uma partida em que a previsão é de dificuldade, a pontaria na bola parada poderá ser fundamental. Com apenas um ponto no Grupo E, a equipe de Zé Ricardo não pode deixar os argentinos dispararem na liderança - eles somam quatro. A Universidad de Chile, também com quatro pontos, enfrentará o Cruzeiro nesta quinta-feira. Se os gringos vencerem, deixarão a dupla brasileira com a corda no pescoço.

Há outros candidatos ao posto de herói nas cobranças de faltas em Avellaneda. Além de Evander, Yago Pikachu, Wagner e Rafael Galhardo são os jogadores do elenco que mais trabalham o fundamento depois dos treinos. Enquanto os outros já estão no vestiário, eles passam bons minutos aprimorando a pontaria. Wagner e Galhardo têm tido bom aproveitamento. Yago Pikachu tem no currículo com o Paysandu cobranças que se converteram em gol e tem a boa fase a seu favor: é o artilheiro do time na temporada, com oito gols marcados.

Na quarta-feira, o time de São Januário fez visita de reconhecimento ao estádio da partida. Pelas redes sociais, os clubes trocaram gentilezas: o Racing tuitou chamando o Vasco de "primeiro campeão da América", em referência ao Sul-Americano de 1948, e publicou vídeo de seu principal atacante, Lautaro Martínez, desejando boa recuperação a Paulinho, a quem chamou de "maior revelação do futebol brasileiro". A diretoria de São Januário retribuiu a gentileza, com um vídeo de Paulinho, em recuperação de cirurgia no cotovelo esquerdo, elogiando o atacante portenho, bem cotado para ir ao Mundial da Rússia.

Amenidades à parte, quando a bola rolar, a expectativa do Vasco é de um jogo quente contra os argentinos.

- Não importa que clima vamos encontrar - destacou o volante argentino Desábato: - Vamos tentar com que o Racing não consiga fazer seu jogo. Precisamos nos impor, sermos protagonistas. O adversário vai fazer uma partida agressiva, e precisamos estar atentos a isso.

A tendência é que o técnico Zé Ricardo repita a escalação do time que venceu o Atlético Mineiro no fim de semana, com a exceção de Erazo. O zagueiro equatoriano, emprestado pelo Galo ao Cruz-maltino, não pôde enfrentar seu ex-clube pelo Brasileirão, mas formará novamente dupla de zaga com Paulão.

Rildo, recuperado fisicamente e que entrou bem no domingo passado, deverá seguir no banco de reservas, como opção para o segundo tempo.



Fonte: Extra Online