Com voto do Vasco, Rogério Caboclo é eleito presidente da CBF
Terça-feira, 17/04/2018 - 18:29
Rogério Caboclo foi eleito nesta terça-feira o 20º presidente da história da CBF. Escolhido por Marco Polo del Nero, o dirigente de 45 anos vai comandar a entidade máxima do futebol brasileiro por quatro anos, entre abril de 2019 e abril de 2023. O calendário eleitoral da CBF tem esta particularidade: o escolhido sempre assume um ano depois de ter sido eleito.

Atual diretor-executivo da entidade, Caboclo acumula a chefia do Comitê Organizador Local (COL) da Copa América de 2019, a ser organizada pelo Brasil. O futuro presidente também será o chefe de delegação da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia.

A votação foi realizada em três etapas, em três urnas distintas. Primeira urna foi das federações, segunda dos clubes da Série A de 2018 e a terceira urna com votos dos times da Série B deste ano Estiveram representados na eleição 27 federações, além de 19 clubes da Série A (Atlético-PR não mandou representante), e 20 clubes da Série B.

Os responsáveis pela contagem dos votos foram os presidentes de Palmeiras e Vitória, Maurício Galiotte e Ricardo David, respectivamente.

A divisão dos fotos foi a seguinte:

- Urna 1 (27 federações, peso 3): 27 votos, unanimidade

- Urna 2 (clubes da Série A, peso 2): 17 votos. Uma abstenção, uma ausência e um voto em branco.

- Urna 3 (clubes da Série B, peso 3): 20 votos, unanimidade

- Votação consolidada: 135 votos para a diretoria da CBF e o conselho fiscal. Uma abstenção, uma ausência e um voto em branco.

Canditado único na eleição

Ele foi candidato único na eleição desta terça. Antes, derrotou o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, numa disputa interna pela bênção do atual presidente, Marco Polo Del Nero, que decidiu pela indicação de Caboclo.

Para ser candidato a presidente da CBF é preciso ter o apoio declarado de oito das 27 federações estaduais e de pelo menos cinco dos clubes. Isso não faltou a Caboclo: 25 federações (todas menos SP e RJ) endossaram sua candidatura, assim como 37 dos 40 clubes das Séries A e B (todos menos Atlético-PR, Corinthians e Flamengo).



Fonte: GloboEsporte.com