Em comemoração aos 94 anos da 'Resposta Histórica', Eloi Ferreira será o presidente do Vasco neste sábado
Sábado, 07/04/2018 - 03:00
O dia 7 de abril de 1924 é um marco na história da luta contra o racismo e as desigualdades sociais no esporte. Foi nesta data que o Club de Regatas Vasco da Gama escreveu uma carta que ficou conhecida como "Resposta Histórica", onde disse NÃO ao afastamento dos atletas pretos, pobres ou operários, uma exigência da AMEA – Associação Metropolitana dos Esportes Atlhéticos composta pelo América, Bangu, Botafogo, Flamengo e Fluminense.

Em ato simbólico, o Presidente Alexandre Campello transferiu neste sábado (07/04) a presidência do Club para Eloi Ferreira de Araújo, 1º Vice-Presidente. Eloi foi ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no governo Lula e signatário do Estatuto da Igualdade Racial.

– Comemorar a data da Resposta Histórica nos eleva a autoestima, o orgulho e a responsabilidade de darmos prosseguimento às causas democráticas e populares que o Club de Regatas Vasco da Gama abrigou e defendeu ao longo de sua história – disse Eloi Ferreira de Araújo.

Para celebrar a "Resposta Histórica", o Vasco da Gama irá promover, a partir de 13h, uma feijoada na quadra de futsal do Complexo Esportivo de São Januário. O evento terá, inclusive, participação de um grupo de pagode.



Fonte: Site oficial do Vasco


O Vasco da Gama celebra neste sábado a memória de um dos capítulos mais significativos da sua história: o dia 7 de abril de 1924, data em que era lançada a pioneira carta da "Resposta Histórica". Na ocasião, o clube se recusou a afastar negros, pobres e operários do seu quadro, por determinação da AMEA – Associação Metropolitana dos Esportes Atlhéticos.

Diante do significado da data, o presidente Alexandre Campello transferiu, por um dia, o comando do Club para Eloi Ferreira de Araújo, primeiro vice-presidente da diretoria administrativa. Vale lembrar que Eloi atuou como ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no governo Lula e signatário do Estatuto da Igualdade Racial. Em exclusividade ao site oficial, falou sobre a comemoração.

– Comemorar a data da Resposta Histórica nos eleva a autoestima, o orgulho e a responsabilidade de darmos prosseguimento às causas democráticas e populares que o Club de Regatas Vasco da Gama abrigou e defendeu ao longo de sua história – exaltou Eloi.

Dando sequência às comemorações, o clube também promoverá uma feijoada na quadra de futsal, a partir das 13h, com direito a grupo de chorinho. Os ingressos saem a R$ 40 e podem ser adquirido ama secretaria.



Fonte: Expresso 1898