Renato Kayser fala sobre suas atuações no Tupi; Vasco pensa em emprestá-lo novamente
Segunda-feira, 26/03/2018 - 17:31
Gol é com ele desde a base. Renato Kayser, formado no Vasco e conhecido por sempre deixar suas marcas nas competições da base, vive seu melhor momento como profissional. No Tupi, foi o artilheiro da equipe e é o vice-goleador do Campeonato Mineiro, com cinco gols. Feliz, o atacante concedeu entrevista exclusiva ao Esporte Interativo e comentou sobre a boa fase neste primeiro semestre de 2018.

"Estou muito feliz com o Campeonato que fiz. Acho que aqui no Tupi mostrei o começo do que posso fazer. Sou um dos artilheiros, graças a Deus, e o grupo demonstrou dentro das dificuldades que éramos capazes de mudar a história do campeonato. Estou muito feliz com meu desempenho e acredito que de agora para a frente a tendência é crescer mais e mais com sequência. Seja aqui no Tupi ou onde eu estiver", afirmou o garoto.

Aos 22 anos, Renato Kayser coleciona empréstimos por times menores como Portuguesa, Villa Nova e Ferroviária. No Tupi, ele acredita que seja a sua fase "mais madura" por conta das dificuldades que atravessou, além do amadurecimento psicológico na transição entre a base e o profissional.

"Hoje me sinto um jogador mais maduro. Passei por muitas dificuldades quando saí do Vasco. Chegou um momento em que pensei que talvez não iria conseguir ser o Kayzer de sempre. Mas sou filho do Deus do impossível e ele me mostrou que eu poderia voltar a ser o Kayzer de sempre. Aprendi que o futebol moderno precisa de muito empenho e entrega dentro de campo. Na base era uma coisa. Profissional é totalmente outra, então tive que aprender a ser um atleta de muita entrega e sempre me manter em um nível muito alto de concentração. Estou muito feliz com o que venho apresentando e quero subir cada vez mais", explicou o artilheiro do Tupi.

O futuro ainda é indefinido. Isso porque o Tupi foi eliminado do Mineiro após perder para o Cruzeiro na semifinal, mesmo fazendo um campeonato honroso. Além disso, o contrato de empréstimo vai até maio deste ano, e o plano do Vasco, com quem Renato Kayser tem contrato até dezembro, é avaliar o jogador em outra equipe, como explicou o gerente de futebol do clube, Newton Drummond, ao EI.

"Neste momento, ele deve ser emprestado para um clube que vá disputar a Série B. Nós vamos avaliar ele jogando. A gente não teve como avalia-lo porque estamos chegando agora. Ele foi muito bem no Tupi, mas precisamos de mais dados. Possivelmente vai ser emprestado para um clube de Série B e, no caminhar da carruagem, vamos ver o que será feito".

A ideia do Vasco é emprestar, mas pode ser que um clube da Série A busque o garoto e ele nem precise sair de Minas Gerais, já que o América-MG é o interessado. A Ponte Preta também corre por fora. Segundo Kayser, não há nada concreto. O garoto que chegou ao Cruz-Maltino em 2013 não esquece do amor que sente pelo clube carioca, mas deixou claro sua tristeza com a falta de comunicação do clube de São Januário.

"Desde quando cheguei ao Vasco, sempre o amei. Clube que me mostrou para o futebol com minhas artilharias e prêmios que conquistei dentro do Vasco. Tenho contrato com o Vasco até fim do ano. Fizeram até um contrato até o fim do ano aqui no Tupi, mas que existem cláusulas que posso sair se aparecerem propostas ou o Vasco me pedir de volta. Fiquei muito triste quando estive algumas vezes em São Januário porque não obtive respostas. Não sei ainda qual vai ser o meu futuro. Está indefinido e coloco nas mãos de Deus. Peço que ele me dê um lugar aonde eu possa ser feliz e jogar, então, nesse momento, não me preocupo se vou voltar pro Vasco ou não. Quero manter o mais alto nível possível para que eu possa desenvolver o melhor futebol".

Em 2018, o Vasco conta com sete atacantes no elenco: Riascos, Andrés Ríos, Rildo, Paulinho, Paulo Vitor, Caio Monteiro e Kelvin. Porém, apenas Riascos e Andrés Ríos fazem o papel de centroavante que Renato Kayser faz, e a torcida, que não está muito satisfeita com os atuais, pede a volta do jovem formado na base do Gigante da Colina.

​O Vasco se prepara para a semifinal do Campeonato Carioca. O adversário será o Fluminense, na próxima quinta-feira (29), no Maracanã. Caso passe à final, pega o vencedor de Flamengo e Botafogo. Depois, pensa na Libertadores, onde enfrenta o Cruzeiro no dia quatro de março, no Mineirão, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Na estreia, perdeu para o Universidad do Chile, por 1 a 0.



Fonte: Esporte Interativo