Coordenador da CBF, Edu Gaspar elogia postura do Vasco sobre liberação de Paulinho para Seleção Sub-20
Quinta-feira, 08/03/2018 - 17:45
A presença de Paulinho nos compromissos da Seleção sub-20 contra o México, no fim de março, não é certa. O Vasco e a CBF entraram em acordo e o atacante será liberado caso sua equipe chegue à fase decisiva da Taça Rio. O período de convocação, entre 17 e 26 de março, abrange a semifinal e a final da competição.

Nesta quinta-feira, o coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar apresentou o planejamento das categorias de base da entidade ao lado dos treinadores das categorias sub-20, sub-17 e sub-15.

O principal ponto era a conscientização da importância da presença dos principais jogadores na preparação para as grandes competições. A sub-20, por exemplo, mira o Sul-Americano de 2019, que garante vaga no Mundial do mesmo ano e na Olimpíada de 2020.

- Sinto que em algum momento a Seleção perdeu a importância que tinha. É muito fácil receber uma negativa na convocação da Sub-20, esteja o atleta jogando ou não em seu clube. É corriqueiro.

- Com o Vasco foi diferente, a postura do clube foi muito boa. Nos ligaram e perguntaram se seria possível liberar o Paulinho em caso de classificação para as finais da Taça Rio. Perguntaram: ''Vocês liberariam? Se não entrarmos, está convocado''. Claro que respondi positivamente - frisou Edu.

Edu lembrou que a seleção sub-20 não tem competições oficiais em 2018. Por isso a necessidade de se marcar períodos de treinos e amistosos, como o que será realizado contra o México. O dirigente frisou a importância da preparação e lembrou que em 2013 e 2017 a seleção não conseguiu a colocação necessária na competição para chegar ao Mundial da categoria (precisa ficar entre os quatro primeiros).

Em 2015, ficou justamente no quarto lugar, a última vaga para o Mundial. Mas não teria garantido vaga na Olimpíada. A sorte é o Brasil entrou como país-sede e conquistou o único título que lhe faltava.

- Poder preparar os melhores atletas é de suma importancia. Vou convocar a seleção B? a seleção C? Essa preparação é sensivel. Não temos competições oficiais da sub-20 em 2018, temos que convocar para amistosos e os clubes muitas vezes não dão importância. Se fico fora do Mundial, falam mal da geração - analisou Edu.

Três atletas já não foram liberados por seus clubes para os compromissos (jogo-treino e amistoso) contra o México no fim de março: Vinícius Júnior e Lincoln, do Flamengo, e Brenner, do São Paulo. Em cima desse discurso, o coordenador de seleções mandou um recado: seria justo convocar para o Sul-Americano de 2019 um atleta que não participou da preparação?

- Temos que ser justos. É justo um jogador que não venha a participar da preparação, por melhor que ele seja, seja convocado para o Sul-Americano? Não é justo. O cara tem que participar, conhecer, estar junto com a equipe. É delicado isso. O Amadeu (Carlos, técnico da sub-20), vem preparando uma equipe com vários atletas. Ai tira quem jogou e convoca outro. Seria correto?



Fonte: GloboEsporte.com