Alexandre Pato: 'Estava vendo o interesse do Vasco, fiquei muito feliz também'
Sexta-feira, 02/03/2018 - 13:03
Alexandre Pato vive um bom momento na China. No primeiro ano pelo Tianjin Quanjian, marcou 15 gols em 24 partidas, sendo um dos principais jogadores na conquista da vaga na Liga dos Campeões da Ásia - graças à terceira posição do Campeonato Chinês. E fora de campo, atingiu um feito importante: hoje ele é o terceiro jogador estrangeiro mais influente nas redes sociais locais, atrás somente de Cristiano Ronaldo e Messi, segundo pesquisa feita pela empresa "All Star Partner" em parceria com o jornal espanhol "Mundo Deportivo".

Apesar da boa fase, o futuro próximo está em aberto. O contrato de Pato com o Tianjin Quanjian vai até o fim de 2019, mas o atacante de 28 anos cogita retornar à Europa ou ao Brasil. E mostrou carinho por dois clubes, São Paulo e Flamengo, pelo qual sonha jogar um dia. E ainda acredita que pode disputar a Copa da Rússia, mesmo faltando menos de quatro meses para o torneio.

Direto de sua casa em Tianjin, Pato conversou por meio de vídeo na internet com o GloboEsporte.com e falou sobre esses temas. Veja a seguir.

ADAPTADO À CHINA?

Estou muito feliz. Faz um ano que estou aqui, estou bem feliz e adaptado. Está um período frio agora, e começa o campeonato. É um novo desafio, uma nova era, então espero continuar fazendo as coisas que tenho feito aqui na China.

EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA

Acho que ninguém acreditava no Tianjin Quanjian, porque vinha da segunda divisão, é um time novo. Aí no primeiro ano aqui na China nós tivemos um bom campeonato, surpreendemos muito, ganhamos de times que são os melhores aqui. Ganhamos duas vezes do Guangzhou Evergrande. Conseguimos nosso objetivo de classificação para a Liga dos Campeões da Ásia. Esperamos continuar, que esse ano seja melhor do que o ano passado. Vai ser mais difícil porque neste ano todos conhecem nosso time. Tenho certeza de que podem acontecer coisas boas. Iniciamos bem a temporada. Nosso objetivo neste ano é ser campeão.

TEM META DE GOLS?

Estou muito feliz de ter feito gols, ajudado o time e o futebol chinês. Estou gostando, espero fazer cada vez mais gols. Meu objetivo é ser campeão, sabendo que não é fácil. Quero ajudar meu time, levá-lo ao topo.

TERCEIRO JOGADOR MAIS INFLUENTE NA CHINA, ATRÁS DE CR7 E MESSI

Fiquei muito feliz com essa notícia. Meu objetivo aqui era jogar futebol, fazer o meu melhor, fazer gols. Mas não só isso. Gostaria também de mostrar aquela minha vontade de jogar. A minha vida dentro e fora de campo tem influenciado nisso. Conquistar um país com tanta gente e ficar atrás só do Cristiano e do Messi para mim é uma honra. Espero fazer cada vez mais o meu melhor aqui e ajudar a China a chegar aos seus objetivos, os jogadores a crescerem cada vez mais, e que eu consiga meus objetivos profissionais: ser campeão e fazer gols.

DÁ PARA ANDAR NA RUA?

Legal, dá sim. Eles são muito fanáticos pelo futebol. Eles têm um carinho muito grande pelo jogador. Eles dão presentes, pedem camiseta, autógrafo, abraço. Tem uns que pedem só para tocar em você. Estou gostando do carinho do povo chinês. São demais, educados, e estou adorando.

PODE FICAR MAIS TEMPO NA CHINA?

O futuro é muito difícil de planejar, ainda mais no futebol, onde as coisas acontecem tão rapidamente. Meu objetivo é cumprir meu contrato. Tenho ajudado meu time, e este ano será muito diferente do ano passado. Estou bem, mas no futebol você nunca sabe. Daqui a alguns meses o mercado europeu abre, e nunca se sabe. Mas estou bem, quero cumprir meu contrato, ser campeão e marcar meu nome nesse clube.

VOLTA À EUROPA

O futebol é muito rápido. A cada seis meses você pode ter uma mudança, porque o futebol é uma loucura. Estou bem aqui, mas não descarto uma volta para o futebol europeu, futebol de alto nível. Sou jogador de futebol. Quero cumprir meu contrato, mas não descarto uma volta ao futebol europeu.

VOLTA AO BRASIL

Também não descarto uma volta ao futebol brasileiro, porque tenho muito carinho. Tenho muito carinho pelo torcedor são-paulino. E eu adoro o Flamengo. Recebi agora, estava vendo o interesse do Vasco, fiquei muito feliz também. Adoro o Rio de Janeiro. Quem sabe? Gosto demais de estar no Rio de Janeiro, da cidade. Mas não descarto também o Sul, nem Minas. Meu pai é mineiro. Mas tenho um carinho pelo futebol brasileiro. Quem sabe? Eu não sei. Neste momento estou aqui na China, mas o futuro a gente não sabe.

ESPECULADO NO VASCO

Eu pessoalmente não fiquei sabendo de nada. Fiquei sabendo pelas redes sociais, pelo pessoal que comentou, alguns amigos me mandaram. Se aconteceu ou não, não fiquei sabendo. Mas fiquei feliz pelo reconhecimento de alguns torcedores que mandaram mensagem. Não descarto esse retorno ao futebol brasileiro.

VONTADE DE JOGAR NO FLAMENGO

Eu adoro muito o Rio de Janeiro. A cidade é maravilhosa. No futebol você não sabe, mas quem sabe? A torcida me atrai, o clima do Flamengo. Desejo tudo de melhor para eles agora, que eles possam fazer um bom campeonato. Vou ficar aqui torcendo pelos clubes pelos quais tenho carinho.

COPA AINDA É POSSÍVEL?

O meu objetivo sempre foi voltar à Seleção, luto por isso. Fiz uma escolha ainda mais arriscada vindo para o futebol chinês, sabendo da importância do futebol europeu e brasileiro para chegar à Seleção. Mas tenho que ter confiança. Trabalho para isso, para voltar à Seleção. Quem sabe um dia? Sei que a dificuldade é muito grande e que a Copa está logo aí, faltam poucos meses. Mas sabe como é, nada é impossível. Basta você fazer por merecer. Espero que as coisas possam acontecer. Deus vai escolher. Ele é quem sabe. Estou trabalhando para um dia voltar à Seleção.





Fonte: GloboEsporte.com