Vasco repete 1993 e consegue vencer nos pênaltis após golear e perder por 4 a 0
Quinta-feira, 22/02/2018 - 09:21
O sufoco diante do Jorge Wilstermann não foi inédito na história do Vasco. Um cenário muito parecido ocorreu em 1993, na decisão do Torneio João Havelange, contra o Mogi Mirim. Na ocasião, o Gigante da Colina goleou no jogo de ida por 4 a 0, perdeu o jogo de volta pelo mesmo placar e venceu nos pênaltis, ficando com o título da competição.

O Torneio João Havelange foi uma competição oficial da CBF que reuniu, em 1993, os campeões carioca (Vasco), paulista (Pameiras), do Rio-São Paulo (o vice Corinthians entrou porque o Palmeiras havia ganho também o Rio-SP) e do Torneio Ricardo Teixeira (uma espécie de Série B do Rio-São Paulo, vencida pelo Mogi Mirim).

Nas semifinais, o Vasco eliminou o Palmeiras vencendo por 3 a 0 no Rio e empatando por 1 a 1 em São Paulo. Na outra chave, o Mogi Mirim despachou o Corinthians.

Nas finais o Vasco foi representado pelo Expressinho, pois a equipe titular estava excursionando pela Europa. No jogo de ida, em 21 de agosto, em São Januário, o Gigante da Colina goleou o Mogi Mirim por 4 a 0 com gols de Jardel (2), Vitor e Luis Carlos contra. Três dos quatro gols desse jogo podem ser vistos neste link.

Na partida de volta, em Mogi, três dias depois, o Vasco acabou goleado pelo time da casa pelo mesmo placar: 4 a 0. O regulamento previa uma prorrogação, na qual não houve alteração no marcador. Na decisão por pênaltis, brilhou a estrela do jovem goleiro Caetano, que defendeu duas cobranças e ainda converteu a do título. Final: Vasco 4 x 3 Mogi Mirim. No dia seguinte, o Jornal dos Sports estampou a manchete: "Valeu a camisa. Vasco campeão".



Fonte: NETVASCO (texto), Jornal dos Sports (imagem)