Evander retoma tradição de camisas 10 criados na base do Vasco
Segunda-feira, 19/02/2018 - 12:34
Vários fatores podem ser utilizados para explicar o avassalador início do Vasco da Gama na Conmebol Libertadores 2018. Um deles, sem dúvida, é o aproveitamento das categorias de base. Quatro jogadores formados na "Fábrica de Craques" são titulares da equipe comandada pelo treinador Zé Ricardo. Um deles, inclusive, tem contribuído efetivamente para a quebra de uma incômoda escrita em São Januário.

Conhecido mundialmente por revelar talentos nas mais variadas posições, o Gigante da Colina está há um bom tempo sem formar um camisa 10. O último prata da casa a utilizar esse número e obter sucesso foi Morais, que em 2006 chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira. A aposta do Cruzmaltino para retomar essa antiga tradição atende pelo nome de Evander. Aos 19 anos, o jovem quer repetir os passos de Dinamite, Edmundo, Bismarck e Pedrinho.

- Como disse antes da nossa estreia na Libertadores, a responsabilidade de vestir a camisa 10 do Vasco é muito grande. Cresci no clube e sei que ela significa, bastante gente fez história com ela. Muitos jogadores gostariam de estar no meu lugar, então valorizo muito essa chance dada pelo professor Zé Ricardo. Tenho trabalhado forte demais para honrarr essa tradição do clube e colocar o meu nome na lista de grandes atletas que já usaram esse número - afirmou o garoto.

Em São Januário desde 2007, Evander foi promovido ao profissional em 2016 e desde então já utilizou a lendária camisa 10 em diversas oportunidades. As estatísticas do armador atuando com a mesma são impressionantes. Em 10 jogos com o garoto carregando o número nas costas, o Vasco obteve sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota, totalizando um aproveitamento de 76%. É a melhor marca de um jogador com a camisa 10 no século 21.

- Para falar a verdade, não sabia desses números, mas fico feliz com eles. Isso mostra que estou fazendo um bom trabalho, voltando a mostrar o futebol que sempre mostrei nos tempos da base. Tudo que está acontecendo é fruto do grande momento do grupo. Está todo mundo se ajudando, se dedicando, como uma verdadeira família. Estamos passando por uma boa fase e não queremos que ela acabe tão cedo - declarou Evander.

Com um camisa 10 formado em casa, o Vasco da Gama viaja na manhã desta segunda-feira (19/02) para a Bolívia. O Gigante da Colina medirá forças com o Jorge Wilstermann na quarta (21), às 21h45, pelo jogo de volta da terceira fase da Conmebol Libertadores. Como venceu em São Januário por 4 a 0, o Almirante pode até perder por três gols de diferença na altitude da cidade de Sucre.



Fonte: Site oficial do Vasco