Cruzada Vascaína divulga carta aberta a Alexandre Campello
Quarta-feira, 07/02/2018 - 07:24
Nota Oficial – 1a Carta ao Presidente Alexandre Campello

Senhor Presidente,

A respeito do que foi publicado na mídia no Blog do Jornalista Rodrigo Mattos, sobre o empréstimo tomado com o empresário e Benemérito Carlos Leite destacamos a seguinte declaração. "Não acho que é interessante divulgar agora, mas vai aparecer no balanço".

Gostaríamos de lembrar alguns pontos.

1) O diagnóstico feito pela Frente Vasco Livre na 5ª prioridade do seu plano de governo (Transparência) identificava os seguintes problemas:

"Inexistência de transparência nos processos"

"Conselheiros, sócios e torcedores sem acesso à Informação."

"Baixa credibilidade junto aos investidores potenciais"

A XIX ação estratégica do plano de governo da Frente Vasco livre diz:

"XIX. Apresentar relatórios financeiros periódicos: Ato que visa demonstrar a Governança e maior respeito aos sócios e sociedade, possibilitando a integração dos mesmos com as decisões que estão sendo tomadas pelo clube."

2) O Artigo 81º do Estatuto do clube, precisamente no Item II compete ao Conselho Deliberativo:

"II – Autorizar empréstimo, hipoteca ou alienação de bens do fundo social e abertura de créditos".

Estabelecidas às devidas lembranças, reforçamos o pedido que as promessas de campanha sejam cumpridas. Entendemos o momento delicado que o clube atravessa e a urgência das matérias em voga, mas quem deseja um Vasco Livre não pode repetir as mesmas práticas da gestão anterior que desrespeitava o Estatuto do clube sempre que lhe era conveniente.

Um empréstimo contraído em janeiro de 2018 só deve "aparecer no balanço" obrigatoriamente em 30 de abril de 2019. Esse era o tipo de "transparência opaca" praticada nos últimos anos que é tão nociva ao ponto de manchar a credibilidade do clube.

Ficamos no aguardo da publicação das prometidas demonstrações financeiras periódicas assim como as condições financeiras desse empréstimo. E esperamos a convocação do Conselho Deliberativo conforme o Artigo 81° do Estatuto sempre que o clube precisar captar empréstimos.

Somos Vasco!



Fonte: Cruzada Vascaína