Basquete: Pelo NBB, Vasco enfrenta o Minas nesta 3ª às 19h30 na Arena Carioca 1 com Sportv 2; Giovannoni projeta
Terça-feira, 23/01/2018 - 02:04
O Vasco da Gama terá uma grande chance de "virar a página" na temporada. Depois de um primeiro turno bastante instável, o time cruz-maltino iniciará a segunda metade da fase de classificação jogando em casa, nesta terça-feira, contra o Minas Tênis Clube. A bola sobe às 19h30 e o SporTV transmite a partida ao vivo.

Atualmente na 11ª colocação, com quatro vitórias em 14 jogos, a equipe carioca terá a chance não só de se aproximar de Solar Cearense (10º), que tem seis vitórias, como também do próprio Minas (9º), dono de sete triunfos. Além disso, o Vasco também pode se distanciar do Joinville (12º), que venceu seu último jogo e igualou o número de vitória dos cruz-maltinos.

"É uma chance importante de começar bem o segundo turno e mudar nossa situação na classificação. Ainda temos alguns problemas de lesão, o que atrapalha nosso plano de jogo, como Fúlvio, Gui (Deodato) e o Nezinho, que também não está 100%. Mas obviamente vamos fazer de tudo para superar isso e lutar todo momento. Vamos tentar correr a quadra e principalmente defender forte para ter mais confiança no ataque", disse Giovannoni.

Um dos mais experientes jogadores do elenco alvinegro, Guilherme Giovannoni sabe bem da importância de uma vitória nesta terça-feira, ainda mais se tratando do começo do segundo turno, que para ele, é encarado como um "campeonato do zero".

"Enxergo esse segundo turno como um campeonato do zero. Lógico que estamos em uma situação desfavorável, mas temos o segundo turno para conquistar o maior número de vitórias possível para subir um pouco na tabela e ficar em uma boa posição para os playoffs", analisou o camisa 12 do Vasco da Gama, que aproveitou para analisar a equipe do Minas.

"O Minas é uma equipe que vem surpreendendo desde o início do campeonato. Eles estão passando por um momento meio instável agora, mas mostraram grande força desde o início. Temos que tentar aproveitar esse momento mais vulnerável da equipe deles para sair com essa vitória", concluiu.

Depois de um início de temporada com pouca produção ofensiva, Giovannoni voltou para 2018 "on fire" e assumiu o status de líder do time em quadra. Nas quatro partidas disputadas em janeiro, o ala/pivô de 37 anos tem média de 19,2 pontos por jogo e é o quarto maior cestinha do mês no NBB CAIXA 2017/2018. Entre novembro e dezembro, em dez jogos, sua média foi de apenas 9,7 pontos.

Na última partida, apesar da derrota para Bauru, o camisa 12 teve uma daquelas noites "impossíveis". Com apenas dois arremessos de quadra errados, Giovannoni teve nove acertos, sendo três da linha de 3 pontos, e deixou a quadra como cestinha absoluto do jogo, com 27 pontos – sua maior marca pelo Vasco. Para completar, o jogador ainda pegou dez rebotes e registrou seu segundo duplo-duplo seguido, o terceiro na temporada.

Com vários desfalques para o técnico André Barbosa, especialmente no perímetro, Giovannoni vem se desdobrando em quadra e nos últimos quatro jogos atuou 34 minutos ou mais.. Sem poder contar com Fúlvio e Gui Deodato, ambos lesionados, e David Jackson, que deixou a equipe, o comandante vascaíno vem utilizando o camisa 12 também como ala (posição 3).

"Tenho jogado muito tempo na posição 3 (ala) pelas emergências que a equipe vive. Sou um dos líderes do time e pretendo seguir exercendo essa liderança da maneira que sempre fiz, orientando nos treinamentos e com ações dentro de quadra, ainda mais nesse momento que vivemos", finalizou Giovannoni.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.



Fonte: LNB