Diretoria do Vasco descarta utilizar Expressinho no Estadual
Segunda-feira, 15/01/2018 - 14:43
Entre os meninos da Copinha e os adultos de Zé Ricardo há um limbo no Vasco. Desde dezembro que uma equipe que não é nem da base, nem dos profissionais, joga com a camisa do Cruz-maltino amistosos e jogos-treinos pelo estado. O Expressinho, como o clube tem se referido ao time, tem passagem marcada para o Vietnã, para a disputa de um torneio na Ásia. Na bagagem, várias interrogações.

No fim da temporada passada, o clube divulgou a criação de uma equipe sub-23, que serviria para acolher os garotos que estouraram a idade de juniores e não conseguiram espaço no elenco principal, pelo menos em um primeiro momento. Logo depois, o projeto mudou e passou a contar com atletas mais velhos. Um exemplo: Rogélio Balotelli, atacante, fará 31 anos em julho.

Poucos são os meninos formados na base do Vasco presentes no grupo que está sendo treinado por Léo Miranda, ex-atacante revelado pelo clube e anteriormente auxiliar-técnico da equipe sub-15. De 19 relacionados para um jogo beneficente em Búzios, mês passado, apenas dois vieram das categorias inferiores do clube. Sete nem possuem contrato registrado. Em dezembro, foram contratados 14 jogadores para a equipe, como consta no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) da Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj).

Inicialmente, a justificativa do projeto também incluía a disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, que a CBF recolocou no calendário no fim do ano passado e que o Vasco não conseguiu disputar. Dos 14 jogadores contratados em dezembro, 13 possuem contrato apenas até março, sendo que a competição está prevista para começar em outubro. A utilização deles no Estadual, onde o Vasco poderá poupar alguns jogadores por causa da Libertadores, já foi descartada pela diretoria.

Há rumores de que os custos do projeto estão sendo bancados por um investidor — vale lembrar que o clube não tem conseguido arcar com suas obrigações e deve os salários de novembro, dezembro e 13º. Procurado, o Vasco inicialmente não aceitou o contato da reportagem para dar mais detalhes a respeito do Expressinho, seus objetivos e motivações. Posteriormente, ao ser questionado na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj), o presidente Eurico Miranda afirmou que o time B ajudaria na exposição da marca Vasco no exterior.

Do próximo dia 25 até 4 de fevereiro, o Expressinho participará da BTV Cup, organizada por um canal de televisão do Vietnã, contra três equipes locais e outra da Coreia do Sul. O campeonato, disputado desde 2000, já contou com outros clubes brasileiros: Matsubara, do Paraná, Grêmio Barueri, de São Paulo, Duque de Caxias e Bangu. O esporte no país é fraco — sua seleção é apenas a 112ª no ranking da Fifa.

O principal jogador do Expressinho é Nathan, que tem passagem pelo time sub-20 do Flamengo. Ele tem contrato mais longo do que os outros contratados em dezembro — seu vínculo vai até outubro. O jogador é representado por Washington Reis, prefeito de Duque de Caxias e aliado de longa data de Eurico Miranda.

Entre os contratados há jogadores com passagens por clubes menores do Rio, como Boavista, São Gonçalo e América. Por ser recente, a equipe não tem local fixo para realizar seus treinos. Já houve atividades realizadas em São Januário, mas também na Baixada Fluminense.

Até agora, o retrospecto do Expressinho é positivo dentro de campo: são duas vitórias, contra Barra Mansa (3 a 0) e seleção de Búzios (1 a 0), e dois empates — 0 a 0 com o Volta Redonda e 1 a 1 com o Boavista.



Fonte: O Globo Online