Há 60 anos, Vasco derrotava o Nacional-URU em pleno Estádio Centenario
Quinta-feira, 11/01/2018 - 08:00
No dia 11 de janeiro de 1958, o Vasco iniciava uma série de amistosos em terras uruguaias e argentinas enfrentando o então tri campeão uruguaio, o Nacional.

Diante de um Estádio Centenário lotado, o Gigante da Colina conquistou a vitória no segundo tempo, com gols de Rubens (4´) e Vavá (15´). A partida foi marcada por jogadas ríspidas, grandes atuações de Bellini, Paulinho e Sabará e confusão no fim.

Depois desse jogo, a equipe cruzmaltina enfrentou o Peñarol-URU (3×1), Boca Jrs-ARG (2×2), Quilmes-ARG (4×2), Boca Jrs-ARG mais uma vez (1×1) e finalizou atuando novamente contra o Nacional-URU (3×2), com saldo de quatro vitórias e dois empates.

No total, Vasco e Nacional se enfrentaram em 19 oportunidades, com onze vitórias vascaínas, dois empates e seis triunfos uruguaios. São 28 gols marcados e 23 sofridos.

O Vasco atuou com Carlos Alberto; Paulinho e Belini; Écio (Laerte), Orlando, Coronel; Sabará (Roberto), Almir, Vavá (Valdemar), Rubens e Pinga.

"Intensa expectativa reina por parte dos torcedores locais pela estréia do Vasco da Gama, coisa que verifica-se na noite de hoje, tendo os cruzmaltinos como adversário o forte conjunto local do Nacional. Este prélio fez o esporte uruguaio viver momentos de intensa vibração e ansiedade. Platéia numerosa lota quase que totalmente as dependências do Estádio Nacional que engalana-se para servir de palco a este espetáculo que se antecipa como dos mais sensacionais e eletrizantes." (Jornal dos Sports – 12/01/1958)

"Belini foi, a nosso ver, a figura marcante da equipe vascaína. Lutou com alma e esteve sempre presente onde se tornava necessária a sua presença. Depois de Belini vem Paulinho com uma atuação segura. E no ataque consideramos Sabará e Vavá, os elementos que mais colaboraram para o sensacional triunfo." (Jornal dos Sports – 12/01/1958)



Fonte: Casaca