Hoje no Vasco, Luiz Gustavo chegou a fazer teste no Arsenal-ING quando tinha 14 anos
Segunda-feira, 08/01/2018 - 10:58
O currículo de Luiz Gustavo tem pontos que impressionam. O zagueiro, anunciado como reforço do Vasco no último sábado, chegou a fazer teste no Arsenal quando tinha apenas 14 anos. Mas, de grande promessa do Palmeiras, passou por maus bocados em 2017: emprestado ao Oeste, pouco jogou, teve lesões e não convenceu – seu último jogo foi em 13 de junho.

O Vasco vê em Luiz uma aposta barata. Ele teve passagem por todas as seleções de base – do sub-15 ao sub-20. Ainda antes de se profissionalizar, chegou a ficar um mês no Arsenal, mas preferiu voltar ao Brasil.

- Eu fui muito bem nesse período, sei que agradei, mas pesou a saudade de casa. Eu não conseguia ficar longe da família. Ficar em São Paulo, no Palmeiras, era uma coisa, mas em Londres eram 13 horas de avião, do outro lado do mundo, eu sem falar inglês. Foi muito complicado, pesou demais. Eles queriam que eu ficasse, mas eu saí muito novo e quis voltar – contou Luiz, em entrevista à ESPN em 2016.

O potencial que Luiz Gustavo mostrou quando adolescente ainda não foi completamente exibido. No Palmeiras, ele chegou a ser promovido, mas pouco foi utilizado. Acabou emprestado a Vitória, Ferroviária, Avaí e Oeste.

Sua melhor passagem foi no Vitória. No clube baiano, ele ficou três temporadas. Mostrou polivalência – apesar de ser zagueiro de origem, pode atua como lateral-direito e volante. Um fator importante que Zé Ricardo pode aproveitar no Vasco.

Lesão grave em ano discreto no Oeste

O último ano, porém, gera desconfiança. No Oeste, pela Série B, Luiz não teve bom rendimento. Ele foi atrapalhado por grave lesão no joelho - rompeu o ligamento cruzado posterior. Em vez de operar, trato clinicamente. Quando se recuperou, ficou no banco. Como titular, atuou mais como volante.

- Ele fazia dupla de volantes com o Fernando, que acabou saindo. Fez as sete primeiras rodadas como titular, todas de volante. Foi para o banco e se machucou depois. Não voltou mais – disse o repórter Emilio Botta, que acompanhou o Oeste na Série B pelo GloboEsporte.com.

Luiz começou a treinar com o elenco do Vasco no sábado e assinou contrato de um ano com o clube. O Cruz-Maltino estreia na temporada 2018 no dia 18 de janeiro, contra o Bangu, pelo Campeonato Carioca.



Fonte: GloboEsporte.com