Jovens descobertos por núcleos oficiais tiveram bom desempenho em 2017
Domingo, 31/12/2017 - 20:34
Descobrir talentos nas mais variadas regiões do Brasil sempre foi uma forte característica do Vasco da Gama. Nos últimos anos, em virtude do bom trabalho desenvolvido nas categorias de base, o Gigante da Colina voltou a investir na captação de atletas. Uma das estratégias adotadas pelo Cruzmaltino para encontrar jovens promissores é a instalação de núcleos oficiais em diversos municípios.

Localizado em Macaé, um deles contribuiu de forma efetiva para o bom rendimento das equipes sub-09, sub-10 e sub-11 na temporada de 2017. Três atletas descobertos pelo núcleo oficial se destacaram pelo Cruzmaltino durante as conquistas do Festbolin, do Torneio Integração e da Copa Light, respectivamente: o atacante Davi Gomes, o meio-campo Breno Vereza e o zagueiro Lucas Noronha.

Artilheiro do Vasco na campanha do Tricampeonato do Festbolin sub-09, Davi Gomes iniciou sua trajetória no futebol aos seis anos de idade, mas apenas no atual ano desembarcou em São Januário. Fã de Philippe Coutinho, o jovem foi aprovado num teste realizado pelo clube no mês de abril e desde então passou a integrar a equipe fraldinha, composta por garotos nascidos no ano de 2008.

- Foi um ano muito bom para mim, pois tive a oportunidade de realizar o meu sonho. Eu sempre quis jogar aqui no Vasco, desde que comecei lá na escolinha em Macaé. O Festbolin foi o meu primeiro campeonato e graças a Deus consegui ser campeão e artilheiro. Gosto de chutar para o gol, driblar e também de armar as jogadas. Meu ídolo é o Philippe Coutinho, que foi criado aqui na base e joga muito - afirmou o pequeno Davi Gomes.

Outro que carrega a cruz de malta no coração e passou a vestir a camisa vascaína após se destacar numa peneira foi o meio-campo Breno Vereza. O garoto atua no meio-campo e foi uma espécie de 12º jogador do time sub-10 durante a conquista do Torneio Integração. Destaques do Cruzmaltino na reta final do Brasileirão, os pratas da casa Evander e Paulinho são referências para o armador.

- Estar no Vasco é muito bom. É o meu time de coração, onde sempre quis jogar, a realização de um sonho. Eu gosto muito do Paulinho pelos dribles e a velocidade que ele tem. Admiro também o Evander, que é forte e chuta muito bem. Foi muito bom conquistar meu primeiro título no Vasco, melhor ainda por ter sido em cima do Flamengo e ter tido a chance de dar a volta olímpica, com a torcida cantando. Foi emocionante - disse Breno Vereza.

Titular do sub-11 na Copa Light e durante a reta final do Campeonato Metropolitano, Lucas Noronha chamou a atenção do Gigante da Colina durante um torneio de núcleos oficiais do Vasco realizado em São Januário. A equipe pelo qual o defensor jogava acabou se tornando campeã e as boas atuações o fizeram encantar os observadores cruzmaltinos, que não pensaram duas vezes e o inseriram no grupo pré-mirim.

- Sou vascaíno e sempre quis jogar no Vasco. Ficava vendo foto do sub-11 jogando e sempre pedia para o meu avô me trazer nos jogos. Foi quando apareceu a oportunidade e procurei abraçar. É a realização de um sonho para mim. Eu nem imaginava que iria jogar o Metropolitano, mas aconteceu e agradeço muito a Deus por isso. Essa geração é muito forte e fazer parte dela é uma honra. Ano que vem vamos tentar ganhar todos os campeonatos - declarou Lucas Noronha.



Fonte: Site oficial do Vasco