Basquete: Confira curiosidades dos confrontos entre Vasco e Urubu
Sábado, 30/12/2017 - 07:34
O ano de 2017 do basquete brasileiro será finalizado com um dos maiores clássicos do mundo. Flamengo e Vasco da Gama, rivais em qualquer modalidade, estarão frente a frente na tarde deste sábado (30/12), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro (RJ), às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais Band e SporTV.

Entre os destaques do confronto estão o retrospecto dos confrontos recentes entre eles, o encontro entre grandes cestinhas da história do NBB CAIXA, os ótimos momentos individuais de alguns atletas e uma marca próxima do experiente Guilherme Giovannoni, ala/pivô do Vasco. Confira!

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os #10Fatos do clássico entre Flamengo e Vasco:

Mais Vasco

Desde que o Vasco da Gama retomou sua equipe profissional de basquete, o Clássico dos Milhões ocorreu oito vezes, incluindo Estadual, torneios preparatórios de pré-temporada e NBB CAIXA. Ao todo, o clube de São Januário venceu cinco partidas – uma pelo torneio Super Four 2016 em Fortaleza (CE), por 84 a 80, duas pelo Estadual, uma no NBB CAIXA e uma na Copa Avianca, por 93 a 83.

Saiu faísca

Os duelos entre Flamengo e Vasco na temporada passada foram de arrepiar. O primeiro, realizado na Rio Arena de portões fechados, foi decidido nos segundos finais e terminou com emocionante vitória cruzmaltina, por 78 a 77. Já no returno, o clássico aconteceu em Manaus (AM), com triunfo rubro-negro, por 94 a 86.

Só deu Marquinhos

Um dos grandes nomes do elenco do Flamengo, Marquinhos foi o grande destaque rubro-negro em ambos os clássicos contra o Vasco no último NBB CAIXA. No primeiro, o jogador registrou 27 pontos (5/9 nas bolas de 3), mas acabou expulso por duas faltas técnicas em um momento crucial no duelo. No segundo, em Manaus, o ala de 2,07m de altura anotou 25 pontos, seis rebotes e sete assistências. Olivinha também se destacou e registrou duplo-duplo nos dois duelos: 14 pontos e 17 rebotes no primeiro e 16 pontos e 11 rebotes no segundo.

Já jogaram lá

O elenco do Vasco da Gama conta com três peças que já atuaram com a camisa do Flamengo no NBB CAIXA: os norte-americanos David Jackson e Chris Hayes (2011/2012), e o técnico André Barbosa, que teve três passagens pelo clube da Gávea (1997/1998, 2002 e 2009/2010), sendo a última dela com título da primeira edição do NBB CAIXA.

Momentos distintos

Flamengo e Vasco da Gama vivem momentos opostos na atual temporada do NBB CAIXA. A equipe rubro-negra ocupa a terceira colocação, com sete vitórias e duas derrotas (71,4% de aproveitamento), enquanto o time alvinegro é o 11º, com campanha de três triunfos e seis resultados negativos (33,3% de aproveitamento).

DJ é o cara

Apesar da campanha irregular, o Vasco tem em seu elenco um dos grandes nomes do NBB CAIXA: David Jackson, que é segundo jogador mais eficiente do campeonato, com média de 18,9 de valorização por jogo. O norte-americano é o cestinha (14,4 pontos por jogo), segundo maior reboteiro (5,4 rebotes por jogo) e segundo em assistências (4,0 por jogo) da equipe cruzmaltina na atual temporada do NBB CAIXA.

Ataque ou defesa?

O Flamengo é dono do maior ataque do NBB CAIXA, com média de 83,3 pontos por partida. Em contrapartida, a equipe tem a segunda pior defesa da competição, com 77,8 pontos sofridos por partida. Muito de seu alto rendimento ofensivo se deve a Marquinhos e JP Batista, que possuem respectivas médias de 16,8 e 16,0 pontos por partida.

Fúlvio out

O Vasco da Gama entrará em quadra novamente desfalcado do armador Fúlvio. O jogador sofreu uma lesão na posterior da coxa na partida contra o Universo/Vitória e ainda deverá ficar mais cinco semanas fora de combate. Contratado pelo clube de São Januário para esta temporada, o garçom acumula médias de 7,5 pontos e 5,8 assistências neste NBB CAIXA.

É muito ponto

O duelo colocará reunirá em quadra cinco atletas presentes no Top 10 de cestinhas da história do NBB CAIXA: Marcelinho Machado (2º com 5500 pontos), Marquinhos (4º com 5372), Giovannoni (5º com 5163), Olivinha (6º com 4825) e Nezinho (10º com 4074).

Faltam 3

Giovannoni, por sua vez, está a três bolas de 3 pontos de se tornar o 11º jogador a completar 500 convertidas na história do NBB CAIXA. O ranking tem Marcelinho Machado (934), Shamell (762), Nezinho (675), Jefferson William (643), Robert Day (631), Marquinhos (618), Duda Machado (606), Alex Garcia (602), Fernando Fischer (518) e Ronald Ramon (507).



Fonte: LNB