Conheça os municípios, regiões e estados cujos habitantes mais curtem o Vasco no Facebook
Sexta-feira, 22/12/2017 - 06:28
Mapa das curtidas 2017

Pelo segundo ano, GloboEsporte.com e Facebook revelam os clubes mais curtidos em todos os cantos do país. Time a time, cidade a cidade, navegue pelo mapa e observe como se distribui o apoio virtual do torcedor brasileiro. Dados capturados em maio de 2017.




Como foi feito o mapa de curtidas das torcidas do Brasil no Facebook

(Clique aqui para acessar)

Como o ‘Mapa das Curtidas no Facebook' foi criado?

Uma equipe de cientistas de dados do Facebook, localizada em Menlo Park, Califórnia, Estados Unidos, reuniu em maio mais de 60 milhões de ‘curtidas' (like, no original, em inglês) — ícone acionado pelos usuários da rede social às páginas oficiais de 64 clubes brasileiros. A empresa também forneceu as coordenadas geográficas referentes à cidade atual de cada curtida. As informações permitem identificar quais são os municípios e estados com o maior percentual de simpatizantes a um ou outro determinado clube. É importante ressaltar: não foram partilhadas informações pessoais, como nome, idade, gênero, entre outras atividades na rede.

O que é possível visualizar no mapa?

O usuário pode ver o percentual ou total de curtidas dos 64 times nas 5.570 cidades brasileiras e comparar o número de curtidas de dois times em cada uma delas.

O número total de curtidas de páginas oficiais de clube foi descartado?

Para desenhar o mapa, o GloboEsporte.com trabalhou apenas com municípios e estados. Por isso, o número absoluto "nacional" de curtidas não é um dado relevante. O mapa NÃO É uma pesquisa de torcida. Por mais que os números de todas as pesquisas possam se aproximar de alguns resultados regionais - ele é apenas um retrato das curtidas em páginas oficiais no Facebook.

Ou seja - não é possível comparar o ‘Mapa das Curtidas' às pesquisas de instituto de torcidas no país?

Não. Por mais que o universo de usuários que curtem times no Facebook seja maior que os estudos de torcidas no país feito por institutos como Ibope e Datafolha, não há metodologia de pesquisa. O mapa é fruto do volume completo de pessoas que aderiram às páginas oficiais de clubes na rede. Não há comparação possível.

O ‘Mapa das Curtidas' também reúne usuários que ‘curtiram' mais de uma página oficial de clube na rede social?

Sim. Os dados fornecidos não distinguem usuários que ‘curtiram' uma, duas, três ou mais páginas de clubes oficiais. É possível, por exemplo, curtir as páginas oficiais de São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras e fazer parte do levantamento. O número de pessoas que fez isso, no entanto, é pequeno. Há três grupos que não são integrantes do projeto: brasileiros que não preencheram o campo "cidade atual", os que mencionaram morar no exterior na rede e os que não ‘curtiram' nenhuma página oficial de time nacional no serviço. Esses dados enfatizam que o mapa não é uma pesquisa de torcida. O número de curtidas para a Chapecoense é uma mostra desse dado. Muitos torcedores de outros times passaram a curtir também o time condá depois do acidente de 2016.

O que são páginas oficiais de clubes na rede social?

As páginas oficiais de clubes no Facebook contam com o selo de autenticidade ‘Página Verificada', conferido pela própria rede e exibido por um item em azul, acompanhado do nome. O certificado atesta que uma página, de fato, é administrada por seu titular de direito, eliminando, assim, eventuais problemas de autoria e falsidade ideológica. Para fazer parte do universo autenticado da rede social, é necessário ter uma concessão definida pela companhia americana.

Por que os dados em municípios com menos de 5.000 habitantes aparecem em porcentagem e não em número absoluto?

Para evitar distorções em universos muito pequenos de números de torcidas, apresentamos a porcentagem da microrregião onde o município está inserido (segundo a divisão do IBGE). Os dados não foram excluídos do mapa. Apenas contextualizados em suas microrregiões.

Por qual razão o GloboEsporte.com exibe as curtidas de 64 clubes?

Elegemos os 60 clubes que disputaram as Séries A, B e C do Brasileirão 2017 (com exceção do Macaé, que não teve dados captados), além de Portuguesa, Campinense, América-RN, Treze-PB e Sergipe.

Quantos usuários o Facebook tem no Brasil?

A rede social reúne atualmente 122 milhões de brasileiros.

Essa é a primeira versão do mapa?

Não. Em 2015, o Globoesporte.com e o Facebook fizeram um levantamento semelhante, o Mapa das Curtidas dos times do Brasil no Facebook 2015.

Fonte: GloboEsporte.com

Fonte: GloboEsporte.com