Vasco publica texto no site oficial: 'Respeitem os sócios'
Quarta-feira, 13/12/2017 - 20:00
Respeitem os sócios do Vasco da Gama

O Vasco da Gama, em nome de seus sócios, vem a público mais uma vez manifestar sua indignação pela forma desrespeitosa com que a instituição vem sendo tratada por grupos políticos descompromissados com o ambiente e a estabilidade do próprio clube.

Alimentadas por tais grupos, reportagens veiculadas por uma rede de televisão expuseram, de forma indevida e caluniosa, oito sócios que se manifestaram publicamente na defesa de seu direito ao voto. Eles foram apresentados na reportagem como inadimplentes com suas obrigações perante o clube. No entanto, são sócios remidos ou atletas campeões. Portanto, são categorias desobrigadas a pagar mensalidade, conforme determina o estatuto do Vasco da Gama.

As reportagens se basearam na falsa premissa de não houve comprovação de pagamento. Falsa porque as fichas financeiras de sócios isentos de pagamento simplesmente não existem. E, sendo assim, não poderiam ter sido juntadas ao processo. Simples, óbvio e ululante.

Acreditamos, olhando retrospectivamente, que a rede de televisão foi certamente induzida ao erro, já que os responsáveis pela suposta denúncia sabiam dessa condição – ou ao menos de sua possibilidade – e ainda assim fizeram com que os jornalistas acreditassem estar diante de um fato concreto de inadimplência. Errou a emissora, que não procurou o clube com a devida antecedência para esclarecimento dos fatos. Mas entendemos que o açodamento tem pautado todo o processo de ataque ao Vasco.

A própria perícia realizada por determinação Judicial sobre as informações de pagamento dos 691 sócios obrigados a votar em urna separada foi realizada em tempo incompatível com a complexidade do assunto, razão pela qual o Vasco da Gama já havia apresentado mandado de segurança requerendo uma perícia completa em tais documentos.

O tratamento a tudo o que se refere a uma instituição centenária não pode ser feito com afobação. Para buscar uma comparação bastante popular, não pode ser igual ao ritmo frenético dos locutores de propagandas de supermercados, com a grita de promoções se sobrepondo às informações apresentadas em cartelas de preços nas telas de televisão. Exige, isso sim, cautela, respeito, e muito cuidado para que pessoas inocentes não sejam expostas, como têm sido desde a noite de ontem.

Fonte: Site oficial do Vasco