Promessa de Eurico de classificar o Vasco para a Libertadores foi vista com desconfiança
Terça-feira, 05/12/2017 - 12:57
"O Vasco vai para as cabeças". "O Vasco estará na Libertadores". "O nosso objetivo continua, que é classificar para a Libertadores".

Como um mantra, Eurico Miranda repetiu ao longo do ano a confiança de ver o Vasco na principal competição continental da América do Sul. No início, poucos acreditaram e viram a declaração do dirigente como mais uma "bravata" - como quando disse que iria para a Sibéria caso achasse que o time seria rebaixado em 2015. Aos poucos, porém, as coisas mudaram e ele tinha razão: o Cruz-Maltino está na Libertadores.

A primeira vez que Eurico falou isso foi no dia 17 de janeiro, quando apresentou o meia Wagner, então o terceiro reforço do Vasco para a temporada.

- Vou cumprir aquilo que eu falei. Aqueles que não acreditavam vão começar a ver as coisas acontecerem. Os quatro virão, com certeza. O Vasco está montando um time para ir para as cabeças. E vai para as cabeças. Tinha um filósofo companheiro de vocês que dizia o seguinte: quem viver verá.

Imediatamente, as reações na Internet debocharam da previsão de Eurico. Não só rivais, mas muitos vascaínos viam a classificação para a Libertadores como improvável.

Ao longo do ano, o Vasco não mostrou desempenho compatível ao de um postulante à Libertadores. Cristóvão foi demitido após a eliminação na Copa do Brasil, Milton Mendes chegou, e o discurso permaneceu. A desconfiança, também.

Mas...

O ponto de mudança foi a chegada de Zé Ricardo em agosto. A partir dali, o Vasco se arrumou com o treinador e teve uma arrancada que o levou à Libertadores. Mesmo em tropeços, o discurso não se alterou. Jogadores e treinadores que antes tinham certo pudor em falar abertamente sobre a briga pela classificação compraram a ideia. Alguns torcedores também, mas...

Missão cumprida

Política fervendo, São Januário interditado, problemas financeiros... E a vaga na Libertadores! A vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta garantiu o Vasco na competição e apagou todos os problemas do ano. Quem viveu viu:



Fonte: GloboEsporte.com