Título do Grêmio garante ao menos um clube do Rio na Libertadores de 2018
Quinta-feira, 30/11/2017 - 12:57
O título do Grêmio não é motivo de comemoração apenas no Sul. Os cariocas também têm o que comemorar. Afinal, a conquista da Libertadores pela equipe de Renato Gaúcho abriu mais uma vaga na competição sul-americana e garantiu ao menos um time do Rio na competição do ano que vem. Na nova configuração da tabela do Brasileiro, - sem os gaúchos e o Cruzeiro, classificados pelos troféus em outros torneios - Flamengo, Vasco e Botafogo dependem apenas de si.

A vitória simples de Flamengo, Vasco e Botafogo, que estão em quarto, quinto e sexto lugares na tabela real, respectivamente, basta para que os cariocas estejam juntos na Libertadores de 2018. Algo que não acontece desde 2012, quando Vasco, Fluminense e Flamengo conquistaram as vagas via Brasileiro.

Mesmo que os três percam, o Rio será representado na competição internacional por pelo menos um time. No caso, seria o Flamengo, pois ele só poderia ser ultrapassado por Chapecoense e Atlético-MG e ficaria com a sexta vaga na pré-Libertadores.

Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, Fla, Vasco e Botafogo têm 83%, 80% e 59% de chances, respectivamente. Apesar dos números, o rubro-negro é o que tem o jogo mais complicado na última rodada. Ele enfrentará o Vitória, que luta contra o rebaixamento, em Salvador. Já a equipe de São Januário jogará com a rebaixada Ponte Preta, em casa; e o alvinegro terá o Cruzeiro, já classificado para a Libertadores, também em seus domínios.

Fonte: O Globo Online