Comissão técnica da Seleção mostra preocupação com estado físico de Philippe Coutinho
Quarta-feira, 15/11/2017 - 19:28
Dos 25 jogadores que formaram o elenco da seleção brasileira nos últimos amistosos de 2017, a maioria atua no Campeonato Inglês, conhecido pelo alto nível de intensidade das partidas e por ser a única liga entre as grandes europeias sem pausa na virada do ano. O desgaste maior destes sete jogadores (Gabriel Jesus, Fernandinho, Danilo, Ederson, Willian, Roberto Firmino e Philippe Coutinho) preocupa a comissão técnica do Brasil. Entre eles, Coutinho, do Liverpool, causa maior apreensão.

"É um jogador maravilhoso, mas precisa estar bem fisicamente e evitar lesões", sentenciou Tite após o amistoso sem gols com a Inglaterra, em Wembley, na última terça-feira (14). Depois de perder a partida contra o Japão, na última sexta, por dores musculares na coxa esquerda, o meia esteve apagado e foi substituído ante a Inglaterra.

Em rápido contato com a imprensa inglesa na zona mista, Tite reforçou a preocupação. "Coutinho é diferenciado, acima da média, uma leitura de jogo excelente. Mas precisa evitar lesões", sentenciou. Esta limitação física do jogador não é novidade. Ele já tinha perdido a partida diante do Equador, no fim de agosto, em Porto Alegre, por estar fora de forma. Nas semanas anteriores, o jogador do Liverpool tinha treinado separado do grupo dos Reds em meio à negociação com o Barcelona, que acabou frustrada. A falta de sequência, portanto, preocupa a comissão técnica.

"Conversei com o preparador físico do Liverpool esta semana sobre o Coutinho", revelou ao UOL Esporte Fábio Mahseredjian, responsável pelo condicionamento dos comandados de Tite.

"Os clubes da Inglaterra são muito organizados. Também recebo informações do [Manchester] City, do Chelsea", acrescentou. "Mantemos contato por email e telefone e eles são extremamente solícitos tanto no que diz respeito à recuperação dos atletas como sobre treinamentos".

A previsão é que a delegação se apresente na Granja Comary em 27 de maio, um dia depois da final da Liga dos Campeões, para iniciar a preparação para a Copa do Mundo. "Existe um planejamento especial para quando eles chegarem à apresentação", continuou Mahseredjian.

"Vamos realizar uma bateria de testes de avaliação para tentar diagnosticar qual valência está aquém do considerado ideal para trabalharmos em cima disso", seguiu. "Mas esse desgaste (específico da Premier League) sempre preocupa. Por isso que a ideia não é fazer uma pré-temporada na preparação, mas focar nas valências com que se apresentarem abaixo do normal".



Fonte: UOL