Eleição desta 3ª ainda não define o presidente do Vasco; saiba como funciona o processo eleitoral
Segunda-feira, 06/11/2017 - 05:45
Um erro muito comum entre os vascaínos que não acompanham a política do clube é achar que as eleições para o Conselho Deliberativo do Vasco (marcadas para o dia 7 de novembro) definem, de forma imediata, o presidente da Diretoria Administrativa do clube. Não é assim que ocorre. Para entender o processo eleitoral do Vasco, no entanto, primeiro é preciso conhecer os poderes do clube.

Poderes do Vasco

Assembleia Geral - É o conjunto de sócios do clube. Só se reúne para as eleições do Conselho Deliberativo (como a de 07/11) e em outras ocasiões muito raras, previstas no estatuto. A seu presidente (atualmente Itamar Ribeiro de Carvalho) cabe convocar as eleições.

Conselho de Beneméritos - Reúne os associados com longa folha de serviços prestados ao clube e que, por isso, receberam o título de benemérito do Vasco. Tem como atribuições orientar e fiscalizar os demais poderes do clube. Seus 150 membros mais antigos integram o Conselho Deliberativo como conselheiros natos. É atualmente presidido por Nelson Ribeiro de Souza.

Conselho Deliberativo - É formado por 300 conselheiros, sendo 150 natos (são os beneméritos mais antigos) e 150 eleitos (nas eleições para o Conselho Deliberativo, como as de 07/11). Entre outras atribuições, elege o presidente da Diretoria Administrativa e analisa (e aprova ou não), anualmente, o orçamento e o balanço do clube. É atualmente presidido por Luis Manuel Rebelo Fernandes.

Conselho Fiscal - É formado por 3 integrantes, sendo 2 indicados pela situação (chapa 1ª colocada das eleições) e 1 indicado pela oposição (chapa 2ª colocada nas eleições). Cabe a este poder analisar e fiscalizar as contas do clube. É atualmente presidido por Otto Alves de Carvalho Junior.

Diretoria Administrativa - É o poder mais conhecido do clube, cujo presidente é comumente chamado de "presidente do Vasco" (papel desempenhado, atualmente, por Eurico Miranda), mas compreende também o 1º e o 2º vice-presidentes (chamados informalmente de "vices gerais" ou "vices administrativos") e todos os demais vice-presidentes (de futebol, de finanças, jurídico, médico etc).

Processo eleitoral do Vasco

ELEIÇÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO - 07 DE NOVEMBRO - TERÇA-FEIRA

Local: Ginásio principal de São Januário
Hora: 9h às 22h (apuração logo a seguir)

Nesta data ocorrem as eleições para o Conselho Deliberativo (150 novos membros) e a Assembleia Geral (presidente e vice-presidente).

As 3 chapas concorrentes são as seguintes (entre parênteses, os cabeças de chapa, que são os pré-candidatos à presidência da Diretoria Administrativa):

- Mudança com Segurança (Fernando Horta);
- Reconstruindo o Vasco (Eurico Miranda);
- Sempre Vasco (Julio Brant).

As 300 cadeiras do Conselho Deliberativo serão preenchidas da seguinte forma:

- 120 conselheiros: são indicados pela chapa mais votada;
- 30 conselheiros: são indicados pela 2ª chapa mais votada;
- 150 conselheiros: são natos, e não eleitos; são os 150 beneméritos mais antigos.

Para detalhes operacionais sobre as eleições de 07/11, clique aqui.

ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA DIRETORIA ADMINISTRATIVA - DATA AINDA A DEFINIR

Local: Sede náutica da Lagoa
Hora: À noite (geralmente após as 20h)

Nesta data ocorrerão a posse dos conselheiros eleitos e as eleições para a Diretoria Administrativa, entre outros eventos. Pode ocorrer fusão ou desistência de chapas anteriormente anunciadas ou substituição de nomes de candidatos, mas, geralmente, não há mudanças em relação às eleições para o Conselho Deliberativo. Historicamente, a chapa vencedora das eleições do CD leva vantagem no pleito para presidente da Diretoria Administrativa e acaba confirmando a vitória.

A ordem dos trabalhos geralmente é a seguinte:

- Presidente e vice-presidente da Assembleia Geral tomam posse;
- Conselheiros eleitos para o Conselho Deliberativo tomam posse;
- Mesa Diretora do Conselho Deliberativo é eleita e toma posse;
- Membros do Conselho Fiscal são eleitos e tomam posse;
- Presidente e 1º e 2º vice-presidentes da Diretoria Administrativa são eleitos.

Alguns dias mais tarde, em data também a ser definida, ocorre a posse da Diretoria Administrativa. Vale lembrar que apenas o presidente, o 1º vice-presidente e o 2º vice-presidente da Diretoria Administrativa são eleitos. Os demais vice-presidentes (de futebol, de finanças, jurídico, médico etc) são escolhidos pelo presidente.

Fonte: NETVASCO