Vasco jogará pelo Metropolitano Sub-11 e Sub-12 na manhã deste sábado
Sábado, 28/10/2017 - 01:44
Liderança isolada e 100% de aproveitamento. É dessa forma que pode ser resumida a excepcional campanha do Vasco da Gama no Campeonato Metropolitano sub-12. Assim como o sub-11 (relembre), a garotada do mirim vem fazendo bonito no principal torneio estadual da categoria. Garantido nas quartas de final com antecedência, o Gigante da Colina venceu todos os 10 jogos que disputou e é um dos favoritos ao título.

O sub-12 é formado por jogadores nascidos em 2005 e tem no jogo coletivo sua grande virtude. O Cruzmaltino possui o segundo ataque mais positivo e a defesa menos vazada da competição, números que mostram a força do conjunto. Diversos atletas dessa geração, inclusive, chegaram a ser utilizados na equipe sub-13 durante o primeiro semestre (veja), o que contribuiu para a adaptação dos mesmos aos desafios da categoria mirim.

- Além do grupo ser homogêneo e possuir muita qualidade, a nossa campanha no sub-12 é reflexo do excelente modelo de trabalho utilizado nas categorias de base do Vasco. O planejamento de inserir atletas de primeiro ano em jogos oficiais do segundo ano da categoria, no início da competição, também colaborou para atingirmos essa performance. Vários atletas de primeiro ano participaram de jogos oficiais no sub-13, o que acelerou o processo de amadurecimento de cada um deles - afirmou Thiago Melo, comandante do sub-13.

A importância do processo de adaptação ficou claro nos clássicos do Metropolitano. No primeiro deles, contra o Fluminense, o Vasco saiu na frente do marcador e demonstrou um belo trabalho defensivo para segurar o ataque do Tricolor. Diante do Flamengo, mesmo atuando na Gávea, dominou o adversário do primeiro ao último minuto e foi eficiente nas conclusões. Já contra o Botafogo, o triunfo foi de virada, com poder de reação.

- Os números nos clássicos foram favoráveis na fase de classificação. Nosso time está numa crescente. O jogo contra o Flamengo, por exemplo, foi muito desafiador, mas os atletas tiveram uma postura bacana, se dedicaram taticamente e tiveram coragem para jogar fora de casa. O espírito coletivo dessa equipe é muito forte. Enfrentamos diversas situações, mas superamos todas elas com comprometimento. Não ganhamos nada ainda, sabemos que precisamos manter os pés no chão, mas o trabalho está sendo bem feito - declarou Silvestre dos Anjos, treinador do sub-12.

Após 20 dias de descanso, o sub-12 vascaíno retorna aos gramados neste sábado (28/10) para encerrar sua participação na primeira fase do Campeonato Metropolitano. Dono da melhor campanha do torneio estadual, o mirim encara o União no Estádio Arthur Sendas, em São João do Meriti, às 10h40. Antes, às 09 horas, o sub-11 mede forças com o mesmo adversário, também pela derradeira rodada do período de classificação.



Fonte: Site oficial do Vasco