Vasco apresenta nova equipe de Tênis com jovens talentos sob coordenação de Ricardo Acioly
Terça-feira, 24/10/2017 - 18:00
O Vasco da Gama é conhecido mundialmente por seus feitos no futebol, porém a contribuição cruzmaltina para o esporte vai muito além da modalidade mais praticada no planeta. A maior prova disso é que o Gigante da Colina anunciou nesta segunda-feira (23/10), com a presença do presidente Eurico Miranda, a formação de uma equipe de tênis para a disputa de competições regionais e nacionais.

O time cruzmaltino será composto num primeiro momento por 20 atletas, todos com idade entre 11 e 18 anos, de ambos os sexos. Com um vasto currículo na modalidade, incluindo um período como capitão da Seleção Brasileira na Copa Davis dirigindo nomes como Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni, Ricardo Acioly será o coordenador técnico da equipe. O profissional exaltou a iniciativa do Vasco da Gama.

- Foi uma enorme alegria quando o Vasco abriu suas portas e se mostrou disposto a formar uma equipe de tênis. Isso mostra a liderança e o comprometimento do clube com os esportes amadores. Todos os tenistas ficaram felizes com a confiança depositada, com a oportunidade de vestir a camisa de uma equipe dessa grandeza nas competições mais importantes do país. É mais um exemplo de pioneirismo desse clube, que a partir de hoje passará a contribuir para o futuro da modalidade - afirmou Ricardo Acioly.

Para José Mourão Gonçalves, vice-presidente do departamento infanto-juvenil, o Vasco resolveu retornar com as atividades no tênis porque se viu na obrigação de contribuir para a construção de um futuro vitorioso na modalidade. O objetivo vascaíno é formar tenistas de qualidade e que sejam capazes de fazer o Brasil voltar a ter uma fase áurea no esporte, assim como foi no início dos anos 2000.

- O Vasco não tinha tênis há muito tempo, mas conversando com algumas pessoas, dentre elas o Ricardo Acioly, resolvemos elaborar um projeto para essa modalidade. Registramos o clube na federação e montamos uma equipe com jovens de grande potencial. Estamos satisfeitos com o retorno, pois se trata de uma modalidade fantástica. Todos os tenistas demonstraram alegria e uma vontade enorme de jogar pelo clube. Isso é o mais importante. Nossa equipe conta com os melhores. É assim que precisar ser qualquer time que represente o Vasco - declarou José Mourão.

O primeiro desafio da equipe será a Etapa de São Paulo do Campeonato Brasileiro de Interclubes, que será disputado entre os dias 30 de outubro e 05 de novembro. Se trata de uma competição infanto-juvenil de nível GA, que dá a mais alta pontuação nos torneios da Confederação Brasileira de Tênis. O Cruzmaltino disputará nas categorias de 12/14/16 e 18 anos no masculino e nas de 12/14 e 16 no feminino, em competições de simples e duplas.

- Eu sou vascaína desde pequena, meu pai sempre me trouxe nos jogos, então fiquei muito feliz quando soube que iria passar a defender o clube do meu coração. Vou poder representar o Vasco num esporte que eu sempre pratiquei e amo muito, que é o tênis. Isso não tem preço. Estou muito feliz por estar aqui hoje. Posso dizer que é a realização de um sonho - disse Valentina Silva, de 13 anos, uma das representantes do Vasco no Brasileiro.

O tênis como modalidade não é algo inédito na história do Vasco da Gama. Embora não tenha representantes em competições desde o início dos anos 2000, o Gigante da Colina possui uma certa tradição no esporte, tendo vista que acumula não só conquistas regionais, nacionais e internacionais, mas também participações de atletas nos Jogos Pan-Americanos e em Olimpíadas.

Confira os integrantes da equipe de Tênis do Vasco da Gama:

Valentina Silva - 13 anos
Julia Acioly - 13 anos
Lucca Acioly - 11 anos
Camilla Lago - 16 anos
Joao Gabriel Rego Vellozo - 17 anos
Bernardo Muzzi - 16 anos
Felipe Muzzi - 18 anos
Gustavo Parise - 14 anos
Carolina Lima de Oliveira - 14 anos
Gabriela Felix da Silva - 11 anos
Paulo Hugo Etchecoin - 12 anos
Nicolas Oliveira - 11 anos
Vitor Milaré - 13 anos
Guilherme da Matta - 14 anos
João Alberto Blumenchein - 13 anos
Guilherme Siqueira - 13 anos
Bernardo Wolf - 14 anos
Isabela Mercante - 16 anos
Matheus Paiva - 16 anos

Coordenador/Técnico: Ricardo Acioly
Treinadores: Antonio Fernandes Junior e Hatteros Pires



Fonte: Site oficial do Vasco