Zé Ricardo deu palestra no Seminário de Capacitação Curricular da Base do Vasco
Terça-feira, 24/10/2017 - 16:32
O Seminário de Capacitação Curricular das Categorias de Base do Vasco da Gama teve prosseguimento na tarde da última segunda-feira (23/10) no Complexo Esportivo de São Januário. No Salão de Beneméritos Carlos Alberto Martins Cavalheiro, os profissionais do setor de formação cruzmaltino tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento sobre fatores técnicos e táticos do esporte mais popular do mundo.

José Ricardo Mannarino, o Zé Ricardo, treinador da equipe principal do Gigante da Colina foi quem iniciou o ciclo de palestras. Com uma vasta experiência em categorias de base, o profissional compartilhou experiências e apresentou uma metodologia sistêmica de trabalho, onde o fator cognitivo é fundamental para a formação de atletas de grande qualidade. O comandante discutiu também modelos de jogo e formas de treinamento.

- O atleta precisa pensar e desenvolver seu cognitivo durante a passagem pelas categorias de base. Conseguindo solucionar problemas, ele será um jogador que chamará mais atenção, deixando, inclusive, a parte física em segundo plano, tendo em vista que ela será desenvolvida durante a passagem pela base do clube. No futebol, hoje em dia, os times criam problemas e os outros precisam solucionar. Por isso, precisamos formar jogadores que pensem, cada vez mais rápido, e em espaços menores - disse Zé Ricardo durante a apresentação.

Ao término da explanação do comandante equipe principal, o coordenador técnico das categorias de base, Fabrício Vasconcellos, fez uma apresentação com ênfase nos "Princípios de Jogo", destacando as diretrizes estabelecidas pelo Currículo Metodológico, lançado de forma oficial pelo Vasco em setembro (relembre). O último a se apresentar foi o professor Carlos Rafael, que discutiu perfis de liderança e como eles podem interferir na rotina de treinamentos.




Fonte: Site oficial do Vasco