Fifa confirma Brasil e Portugal como cabeças de chave da Copa do Mundo de 2018
Segunda-feira, 16/10/2017 - 22:44
A Fifa divulgou nesta segunda-feira a atualização de outubro do ranking de seleções. Será essa a classificação usada para definir o pote de cada país no sorteio dos grupos da Copa do Mundo da Rússia, marcado para próximo dia 1º de dezembro, em Moscou. A Alemanha puxa a fila dos sete primeiros colocados, que, juntamente com os anfitriões russos, serão os cabeças de chave do Mundial. Além dos atuais campeões, estão garantidos no pote 1 o Brasil, que mantém a segunda colocação, seguido de Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França.

Ao contrário das últimas edições da Copa, a Fifa utilizará o ranking como base para dividir todas as seleções para o sorteio. Antes, somente os cabeças de chave saiam da lista. As demais divisões eram feitas por regiões. Já são 23 países classificados para o Mundial na Rússia. Restam nove vagas, que estão sendo disputadas por outras 20 seleções. Os jogos da última rodada das eliminatórias africanas e os confrontos das repescagens não entrarão na conta.



Além das seleções do pote 1, outros cinco países classificados - Espanha, Inglaterra, Colômbia, México e Uruguai - também estão garantidos no pote 2, pois não podem ser ultrapassados por mais de três seleções que ainda estão na briga. Pelo mesmo princípio, estão confirmados no pote 3 as seleções de Egito e Irã, assim como Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita ficam no pote 4.

As demais seleções dependem das definições das repescagens, europeias e mundial, e das eliminatórias africanas para conhecerem em quais potes estarão. Com a boa campanha no torneio classificatório sul-americano, o Peru ganhou duas posições no ranking e entrou no Top 10. Caso passe pela Nova Zelândia e garanta a vaga na Copa, Paolo Guerrero e cia. ficarão no pote 2.



A Fifa ainda não divulgou detalhes do sorteio. No entanto, além do ranking como referência, manterá outros critérios. Com exceção dos europeus – limitados a dois por grupo –, equipes da mesma confederação não podem estar na mesma chave.

As últimas vagas para a Copa do Mundo serão definidas nas duas primeiras semanas de novembro. Nesta terça-feira de manhã, serão sorteados os quatro confrontos da repescagem da Europa, com Suíça, Itália, Dinamarca e Croácia em um pote e Suécia, Irlanda, Irlanda do Norte e Grécia em outro. A repescagem mundial está definida com Austrália x Honduras e Nova Zelândia x Peru. As três posições restantes sairão das eliminatórias africanas. Tunísia, Marrocos e Senegal são líderes de seus grupos e precisam apenas de um empate para carimbarem o passaporte, mas a República Democrática do Congo, Costa do Marfim, África do Sul, Burkina Faso e Cabo Verde ainda sonham - essas últimas três na mesma chave.

Fonte: GloboEsporte.com