Com torcida, Vasco tem aproveitamento de líder como mandante: 71,4%
Sexta-feira, 13/10/2017 - 19:02
A espera acabou. Depois de três meses separados, o Vasco e sua torcida voltarão a se encontrar no Rio de Janeiro. A partida contra o Botafogo, neste sábado, marca o fim da punição de seis jogos ao Cruz-Maltino. E representa uma esperança: num momento em que o time sonha com a Libertadores, ter novamente o apoio da arquibancada pode fazer a diferença.

A explicação para o otimismo está nos números. Com a torcida em São Januário, o Vasco conquistou 15 pontos de 21 possíveis: aproveitamento de 71,4%. O desempenho é comparável ao do líder Corinthians no Brasileiro - o time paulista tem 71,6% dos pontos que disputou.

Jogos do Vasco em São Januário com torcida:

Vasco 2 x 1 Bahia
Vasco 3 x 2 Fluminense
Vasco 2 x 5 Corinthians
Vasco 2 x 1 Sport
Vasco 1 x 0 Avaí
Vasco 1 x 0 Atlético-GO
Vasco 0 x 1 Flamengo

Punido por seis jogos após a confusão no clássico com o Flamengo, o Vasco atuou três partidas em Volta Redonda e outras três com portões fechados – somou seis pontos de 18 possíveis, 33,3%.

Jogos do Vasco com mando durante punição:

Vasco 0 x 0 Santos
Vasco 0 x 1 Atlético-PR
Vasco 0 x 3 Cruzeiro
Vasco 1 x 1 Palmeiras
Vasco 1 x 0 Grêmio
Vasco 1 x 1 Chapecoense

Considerando todos os jogos do Vasco com mando de campo, o aproveitamento cai para 53,8% - o time conquistou 21 pontos de 39 possíveis. Bem abaixo do que conseguiu atuando apenas em São Januário, embora seja preciso destacar que encarou times de menor qualidade neste período, como Avaí, Sport, Atlético-GO e Bahia.



Objetivo de Libertadores

A contar o jogo com o Botafogo, o Vasco terá mais seis jogos com mando de campo. O clássico com o Glorioso acontecerá no Maracanã, mas os outros cinco, a princípio, serão em São Januário.

- Temos que voltar a ser fortes em casa, contagiar também a torcida. Estamos dando tudo, o melhor para o Vasco. Claro que a punição afetou muito dentro de campo, mas a gente não tinha nada a ver, foram problemas extracampo. Tomara que não aconteça de novo. Ano de eleição é sempre complicado. Espero que as pessoas do Vasco pensem no clube, que seja só futebol, com a torcida fazendo festa fora de campo – disse Martín Silva.

Nestes cinco jogos, se o Vasco mantiver o aproveitamento de 71%, garantirá cerca de 10 pontos a mais na tabela, indo a 46. Não será suficiente para ir à Libertadores, mas garantirá, pelo menos, a permanência da equipe na Série A.

- Temos que sair de vez desse grupo que ainda está perto do Z-4. Claro, ainda estamos visando a possibilidade de Libertadores. Estamos perto, na briga, acredito que temos um grupo com condições para chegar. Temos duas brigas simultâneas. Precisamos de uma sequência de vitórias para entrar de vez na briga pela Libertadores – completou Martín

Vasco e Botafogo se enfrentam às 19h (de Brasília) deste sábado, no Maracanã. O Cruz-Maltino é o nono colocado do Campeonato Brasileiro, com 36 pontos.

Fonte: GloboEsporte.com