Jornal inglês lista Paulinho como um dos melhores jogadores nascidos em 2000
Quarta-feira, 04/10/2017 - 10:53
O jornal inglês "The Guardian" divulgou, nesta quarta-feira, sua anual lista de jovens talentos mais promissores do mundo da bola. Composta por jogadores nascidos a partir do ano 2000, a relação tem três brasileiros: os atacantes Vinicius Júnior e Lincoln, do Flamengo, e Paulinho, do Vasco.

Vendido ao Real Madrid por € 45 milhões aos 16 anos, Vinicius Jr tem sua ascensão meteórica destacada pelo jornal inglês. "Os números e a habilidade dele são impressionantes", escreve a publicação, que destaca o gol marcado pelo ponta na vitória sobre o Atlético por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, como prova de seu talento: "Muita gente se lembrou de Romário, contra o Uruguai, em 1993". Artilheiro e melhor jogador do último Sul-Americano sub-17, o Garoto do Ninho não disputará o Mundial da categoria deste ano.

Companheiro de Vinicius durante toda a trajetória nas categorias de base rubro-negras, Lincoln ainda tem 16 anos. No perfil montado pelo "Guardian", ganha destaque uma declaração de Zico: "Ele é o bicho. Assisti a uma final em que o Flamengo ganhou por 5 a 0, e ele fez um ótimo jogo. Ele tem a habilidade para ser o futuro 9 do time". O jornal acrescenta que Lincoln é um clássico 9, como Careca, Ronaldo e Adriano Imperador e candidato a próxima grande venda do rubro-negro.

Já Paulinho é apresentado como um jogador moderno — forte, inteligente e rápido. Também destaque do último Sul-Americano sub-17, o meia-atacante do Vasco ganhou espaço em tempo recorde. Após estrear com assistência numa partida contra o Vitória, o menino de 17 anos marcou, onze dias depois, seus dois primeiros gols pelo time profissional, diante do Atlético-MG. Foi o primeiro nascido nos anos 2000 a balançar as redes numa competição nacional.

COMO EVOLUÍRAM OS DESTAQUES ANTERIORES

Elaborada desde 2014, a lista do "The Guardian" já apontou outras promessas brasileiras em ascensão. Na primeira edição, com nascidos em 1997, os lembrados foram Malcom, ex-Corinthians e hoje no Bordeaux, e Gerson, ex-Fluminense e atualmente na Roma. Enquanto o primeiro vive grande fase e desperta interesse de rivais na Europa, o segundo teve uma trajetória mais discreta desde que apareceu na relação.

No ano seguinte, o "Guardian" selecionou Evander, do Vasco, que hoje "busca mais oportunidades" no time de Zé Ricardo; Lincoln, que pertence ao Grêmio e, "sem aproveitar o momento" de ascensão, foi emprestado para o Rizespor, da Turquia; e "Matheus Pereira", do Corinthians, que faz companhia a Malcolm no Bordeaux por empréstimo.

Já no ano passado, a lista de nascidos em 2001 tinha o atacante Luiz Fernando, do Figueirense, que ainda não estreou pelo time principal; o meiocampista Fabrício Oya, do Corinthians, ainda parte do elenco sub-20; e o atacante Nicolas, que ainda não teve grandes oportunidades no Santos e agora trabalha para aprimorar a parte física.





Fonte: O Globo Online (texto, foto), The Guardian (perfil)