CBF faz treinamento com árbitros e assistentes de vídeo
Quinta-feira, 21/09/2017 - 14:46
Depois da polêmica do gol de mão de Jô, do Corinthians, contra o Vasco, a CBF decidiu antecipar os testes com o Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) nas competições nacionais. Para colocar a intenção em prática o quanto antes, a entidade tem promovido treinamentos com supervisores. O objetivo dessas sessões é atualizar protocolos e revisar as instruções antes da etapa seguinte, a de preparação dos árbitros e assistentes.

A atividade, comandada pelo instrutor técnico de VAR Manoel Serapião Filho, contou com 16 participantes. O foco do trabalho foi nas "decisões revisáveis", situações em que o árbitro ou o assistente de vídeo tem a possibilidade de pedir a revisão de um lance. Na etapa seguinte, 64 árbitros e assistentes passarão por treinamentos e avaliações.

— O árbitro moderno precisa entender que a função dele está mudando e que o Árbitro de Vídeo vem para garantir uma arbitragem ainda melhor e mais eficiente. O árbitro terá que saber usar o AV com inteligência para não atrapalhar a dinâmica do futebol, que é a essência do uso da tecnologia — afirmou, por meio de nota, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Coronel Marcos Marinho.

Em contato com o blog "Bastidores F.C.", do "Globoesporte.com", o Coronel Marinho afirmou que a implementação do árbitro de vídeo já vai ocorrer na próxima rodada do Brasileiro. Procurada pelo GLOBO, a CBF disse que os testes com vídeo podem acontecer na próxima rodada, mas informou que ainda não há definição sobre a data de implementação.

Fonte: O Globo Online