Desembargador nega recurso do Vasco e mantém liminar que suspende indicação de sócios eméritos e beneméritos
Terça-feira, 19/09/2017 - 19:21
O desembargador Luiz Henrique Oliveira Marques, da 11ª Câmara Cível do Rio, negou nesta terça-feira um recurso apresentado pelo Vasco, que tentava derrubar a suspensão de títulos honoríficos dados a sócios. A diretoria do Vasco tentava derrubar tutela antecipada obtida pelo grupo de oposição Frente Vasco Livre, do candidato à presidência Alexandre Campello, em agosto, que impediu a validação dessas nomeações.

Na sua decisão, o desembargador justifica a recusa ao pedido do Vasco dizendo que é necessário "aferir o cumprimento dos requisitos previstos no Estatuto do Club de Regatas Vasco da Gama, e se houve ou não irregularidades para outorga de títulos honoríficos". Grupos de oposição alegam que o presidente Eurico Miranda concedeu títulos de eméritos e beneméritos a sócios que não cumpriam exigências do estatuto, como um tempo mínimo de cinco anos de associação e comprovação de serviços prestados ao clube.

Assim, com a decisão do desembargador, seguem suspensas as reuniões que concederam títulos honoríficos em dezembro do ano passado e em julho deste ano, além de qualquer outra reunião ou assembleia destinada a votar este assunto. Em caso de descumprimento, a Justiça prevê multa de R$ 150 mil em nome do presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, Luis Manuel Fernandes.

Polêmica esbarra na eleição de novembro

O critério usado na concessão de títulos a sócios gerou reclamação entre grupos de oposição a Eurico. As eleições à presidência do Vasco, marcadas para 7 de novembro, são indiretas: a chapa que recebe mais votos dos sócios elege 120 conselheiros, enquanto a segunda colocada elege 30. Estes juntam-se a outros 150 "conselheiros natos", grupo formado por sócios beneméritos e grandes beneméritos. Depois disso, o grupo total de 300 conselheiros elegem o presidente do clube.

A diretoria do Vasco alega que a concessão de títulos deve-se à necessidade de renovar o quadro de conselheiros natos, já que muitos faleceram. Entre a oposição, houve preocupação de que se trataria de um movimento para colocar aliados a Eurico no Conselho, sem que fossem obedecidos os devidos critérios, com o intuito de dar votos favoráveis ao presidente do Vasco e tentar desequilibrar a disputa entre os conselheiros.

Por conta disso, a lista de sócios elegíveis do Vasco, divulgada na última semana, conta com 69 nomes classificados como "categoria sub-júdice". São sócios transformados em eméritos e beneméritos nessas assembleias de dezembro e julho, que foram suspensas pela Justiça até que seja comprovado o cumprimento dos requisitos previstos em estatuto.

Fonte: Extra Online