Relatórios da CBF apontam Vasco mais favorecido do que prejudicado por decisões erradas da arbitragem
Segunda-feira, 18/09/2017 - 19:05
Irritado com o gol irregular marcado pelo Corinthians na partida deste domingo, o vice de futebol do Vasco Eurico Brandão Miranda, o Euriquinho, chegou a declarar que "não tem jogo com lance polêmico a favor do Vasco". A CBF, porém, aponta o contrário.

Levantamento feito pelo EXTRA nos relatórios de desempenho de arbitragem, divulgados pela entidade a cada rodada, apontam ao menos três oportunidades em que o Cruz-maltino acabou beneficiado por decisões erradas da arbitragem. O gol marcado por Jô com o braço, que ainda não entrou no relatório - deve ser incluído até terça -, seria a primeira vez que um erro de arbitragem prejudica o Vasco de forma decisiva neste Brasileiro, de acordo com as avaliações publicadas pela CBF a cada rodada.

Até agora, oito avaliações de arbitragem da CBF destacam lances ocorridos em jogos do Vasco. Em duas ocasiões, árbitros deixaram de expulsar jogadores do Vasco que deveriam ter recebido cartão vermelho, segundo os analistas da CBF. Elas aconteceram na vitória sobre o Bahia, por 2 a 1, na 2ª rodada, e no empate em 2 a 2 com o Coritiba, na 11ª rodada.

As situações foram parecidas: Jean e Breno, respectivamente, cometeram faltas na entrada da área, impedindo que o atacante adversário ficasse cara a cara com o goleiro. Por serem ocasiões claras de gol, a CBF entende que ambos deveriam ter sido expulsos. A arbitragem, nos dois casos, só mostrou amarelo.

Outra ocasião destacada pela CBF é o gol de Caio Monteiro na derrota por 3 a 1 contra o Botafogo, na 9ª rodada. Luis Fabiano comete falta em Igor Rabello antes de roubar a bola dentro da área e dar o passe para o gol, mas o árbitro valida a jogada.

Presidente da Comissão de Arbitragem descarta punição

Em outros quatro lances destacados em jogos do Vasco, o relatório da CBF entende que a arbitragem acertou. Há também destaque para um erro a favor do Atlético-GO contra o Vasco, em jogo da 10ª rodada. Após falta em Luis Fabiano no primeiro tempo, a CBF avalia que o árbitro errou ao não dar cartão amarelo para Roger Carvalho. O lance, contudo, não foi decisivo para um gol nem para uma expulsão, já que Roger não voltou a ser advertido na partida.

Embora o gol de Jô com o braço deva ser incluído no relatório da CBF, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Coronel Marcos Marinho, disse que não vê motivo para punir o árbitro de linha Eduardo Tomaz de Aquino, o assistente Fabrício Vilarinho Silva e o árbitro Elmo Resende Cunha.

— Foi um gol de mão. Eles deram as explicações e entendemos. Não achamos que seja para punição. Não foi por falta de concentração — disse Marinho à "Folha de S. Paulo".

Euriquinho expôs sua revolta com o lance após a partida. O resultado interrompeu uma sequência de duas vitórias seguidas do Vasco, deixando o time em nono, com 31 pontos, a seis da zona de classificação à Libertadores.

— É esse tipo de coisa que perpetua no futebol. Alguns jogadores do Corinthians saíram de campo envergonhados. Eles mesmos estavam dizendo que foi gol de mão. Espero que se puna e que se cobre de um árbitro, que está a dois metros de lance, e não vê um gol de mão. Eles têm visão supersônica contra o Vasco. Quando é a favor do Vasco ninguém vê nada. Não tem um jogo com lance polêmico a favor do Vasco, mas tenho vinte contra. Errar é para os dois lados. Só para um lado sempre? Ninguém questiona isso? É difícil — desabafou Euriquinho.



Fonte: Extra Online