Basquete: Com Fúlvio e Lucas Mariano, Brasil vence a Colômbia por 76 a 74 na Copa América
Sábado, 26/08/2017 - 09:06
Foi no sufoco. E que sufoco. Estreando na Copa América diante da seleção anfitriã, Colômbia, na noite desta sexta-feira, o Brasil sofreu bastante. Foram muitos erros em quadra e uma dificuldade inesperada contra rival que disputa pela primeira vez o torneio. Com o ginásio pegando fogo em Medellín, a partida chegou ao minuto final empatada em 69/69. Foi então que a frieza nos lances livres fez a diferença para o Brasil, que foi mais preciso que os donos da casa e conseguiu a suada vitória por 76 a 74.

A seleção brasileira, volta a jogar neste sábado, às 19h30, contra o México - em tese, o adversário mais forte do grupo. O time de César Guidetti encerra a participação na primeira fase no domingo, contra Porto Rico, às 17h30 (horários de Brasília). Apenas o primeiro colocado da chave avança para as semifinais da Copa América, nos dias 2 e 3 de setembro, em Córdoba, na Argentina. O principal objetivo do Brasil no torneio é ficar com uma das sete melhores campanhas, garantindo vaga para os Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru.

Lances livres decidem

A seleção brasileira até teve alguns bons minutos em quadra. Mas não conseguiu em nenhum momento ser dominante contra o atrevido time colombiano. Os turnovers complicaram bastante o desempenho ofensivo - 17 no total -, assim como o baixo aproveitamento nas bolas de três em boa parte do jogo. A mão dos brasileiros só foi calibrar já na reta final, quando os chutes do perímetro começaram a cair - quatro bolas de trás do arco no último período -, e os lances livres salvaram a pele da equipe.

Com o placar empatado em 69/69 no último minuto e os dois times com o limite de cinco faltas estourado, foram os lances livres que decidiram o jogo. O Brasil foi preciso, convertendo sete de oito tentativas com Léo Meindl, Fúlvio e Lucas Mariano, enquanto os colombianos falharam convertendo apenas cinco de nove.

Léo e Fúlvio lidram marcador; Caboclo anota duplo-duplo

Com atuação constitente em toda a partida e lances livres decisivos no fim, o ala Léo Meindl foi o cestinha da partida, com 19 pontos. Outro que pontuou bem pela seleção brasileira e também converteu seus lances na reta final foi o veterano armador Fúlvio, que contribuiu com 14 pontos e outras seis assistências.

Ala do Toronto Raptors, da NBA, o jovem Bruno Caboclo, de 21 anos, também teve boa atuação. Foi o único brasileiro a anotar um duplo-duplo, com 11 pontos e 11 rebotes. Outro que pontuou em dois dígitos foi Rafael Mineiro, que anotou outros 11 pontos para o Brasil.

Garrafão colombiano dá trabalho

Principal jogador da Colômbia, o pivô Juan Tello, que só foi liberado por seu clube Neptunas, da Lituânia, às vésperas do início da competição, demorou um pouco para esquentar. Mas a partir do segundo quarto, deu bastante trabalho para o Brasil. Ao lado do ala-pivô Tonny Trocha, que joga no basquete universitário dos Estados Unidos, os dois testaram a marcação brasileira no garrafão e foram os principais destaques da Colômbia: 17 pontos para Tello e 12 para Trocha.

O jogo

No embalo da torcida, a Colômbia começou o jogo aprontando uma correria para cima do time do Brasil (7/2). Mas não demorou para a seleção verde e amarela começar a controlar as ações. Fúlvio criou boas movimentações de ataque os visitantes assumiram a frente na metade da parcial (9/10). Com Rafa Mineiro e JP bem no garrafão, o Brasil fechou o primeiro quarto vencendo por 20 a 17.

No segundo período, os grandões colombianos Tello e Trocha começaram a dar trabalho na área pintada. No ataque, os brasileiros tinham dificuldades quando precisavam trabalhar a bola - cinco turnovers na parcial. O aproveitamento de longe também foi terrível - um de 11 nos dois primeiros quartos (9,09%). A válvula de escape para o Brasil foram os contra-ataques, que ajudaram o time a se manter na frente antes do intervalo: 36 a 33.

Com mais dois turnovers logo no primeiro minuto do terceiro quarto, o Brasil viu os colombianos passarem à frente (39/36). Com muita dificuldade no ataque, os primeiros pontos brasileiros no período só foram sair em lances livres de Fúlvio já com quase cinco minutos no relógio. Ao menos a defesa também conseguiu conter o garrafão da Colômbia e o Brasil voltou a retomar a liderança quando a bola de três finalmente voltou a cair. Caboclo e Jimmy colocaram uma cada e ajudaram a seleção a fechar o terceiro período vencendo por 50 a 48.

O último quarto começou bastante pegado, com os colombianos apertando na marcação e empatando o placar (52/52). Foi então que as bolas de três começaram a fazer a diferença para o Brasil: três seguidas com Léo Meindl, Caboclo e Fúlvio, e desafogo brasileiro (61/52). Os turnovers voltaram a assolar a seleção verde e amarela, permitindo nova reação dos donos da casa, que cortaram a diferença para dois (64/62). Após período de descanso, Fúlvio voltou para a quadra. O veterano chamou a responsabilidade, anotou cinco pontos, e manteve o Brasil no jogo. Mas a defesa não conseguiu parar os colombianos e o jogo chegou ao minuto final empatado em 69/69.

Com os dois times carregados em faltas, os lances livres foram decisivos. Léo Meindl foi duas vezes para a linha e converteu três de quatro. Na sequência, Brain Angola sofreu falta em tentativa de chute para três. Ele colocou os dois primeiros dentro, mas errou o último (72/71). Ainda assim, os colombianos ficaram com o rebote e Tello sofreu nova falta, tendo mais dois lances pela frente, a 13 segundos do fim. O melhor jogador do time da casa, porém, errou ambos. Foi a vez de Fúlvio sofrer falta e converter seus dois lances, deixando o placar em 74/71 a sete segundos do fim. Os dois times trocaram faltas no minuto final, com Tello e Lucas Mariano precisos nos seus lances livres. No fim, vitória no sufoco para o Brasil por 76 a 74.

Os times

*entre parênteses, os pontos anotados por cada jogador

Brasil: Fúlvio (14), Bruno Caboclo (11), Léo Meindl (19), Rafael Mineiro (11) e JP Batista (4)
Entraram: Davi Rossetto (0), Lucas Dias (1), Lucas Mariano (9), Danilo Fuzaro (0), Renan Lenz (0), Jimmy (5) e Georginho (2).

Colômbia: Edgar Moreno (4), Michael Jackson (9), Stalin Ortiz (10), Tonny Trocha (12) e Juan Tello (17)
Entraram: Luis Almanza (3), Hansel Atencia (3), Brain Angola (12), Divier Pérez (0), Jairo Hernandez (0), Jhan Paul Mejia (0), Hanner Mosquera (4).

A Copa América

Doze seleções foram divididas em três grupos com quatro seleções cada. Os times jogam entre si dentro das chaves a primeira fase e o primeiro colocado de cada avança às semifinais, que já tem a Argentina classificada por ser a anfitriã da fase final, em Córdoba.

Os quatro times semifinalistas além dos outros três de melhor campanha na Copa América garantem vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru.

Grupo A (Medelin): Colômbia, Brasil, México e Porto Rico
Grupo B (Baía Blanca): Argentina, Ilhas Virgens, Canadá e Venezuela
Grupo C (Montevidéu): Uruguai, Estados Unidos, República Dominicana e Panamá

Jogos do Grupo A

25.08 (sexta-feira)
Porto Rico 66 x 69 México
Colômbia 74 x 76 Brasil

26.08 (sábado)
19h30 - Brasil x México
22h - Colômbia x Porto Rico

27.08 (domingo)
17h30 - Brasil x Porto Rico
20h - Colômbia x México



Fonte: GloboEsporte.com