Álvaro Miranda, diretor da base do Vasco, enaltece raiz vascaína dos campeões estaduais
Sexta-feira, 25/08/2017 - 08:38
Mais uma etapa da reconstrução da Fábrica de Craques do Vasco da Gama foi concluída na última quarta-feira (23/08). Em Moça Bonita, o Almirante derrotou o Flamengo nos pênaltis e retornou ao topo do Rio de Janeiro no sub-20 após sete anos. O Cruzmaltino não vencia o Estadual da categoria desde a temporada de 2010, quando, naquela ocasião, superou o Fluminense.

O título coroa o trabalho desenvolvido ao longo de toda a competição, tendo em vista que o Gigante da Colina também foi o campeão da Taça Guanabara e da Taça Rio. Outro dado que merece ser exaltado é o desempenho contra os rivais. Em 12 jogos, o Vasco somou sete vitórias, três empates e apenas duas derrotas, estabelecendo-se como o "Rei dos Clássicos" na faixa etária até 20 anos.

Nas categorias de base, como se sabe, o mais importante não é ganhar, mas projetar atletas de qualidade para o profissional. Nesse quesito, o Cruzmaltino também foi o que mais se destacou. Nenhuma outra equipe do Carioca cedeu tantos jogadores para o profissional. Dez integrantes da equipe dirigida por Marcus Alexandre foram promovidos e/ou utilizados com frequência no time principal por conta das boas atuações no sub-20.

Álvaro Miranda, diretor geral das categorias de base, não escondeu a satisfação ao avaliar o desempenho do time júnior na competição estadual. O dirigente relembrou o início do trabalho e todo processo de recuperação pelo qual a base do clube passou nos últimos três anos, destacando, principalmente, o ressurgimento da "Raiz Vasco" em cada um dos Meninos da Colina.

- Feliz demais com esse título. É a coroação de um trabalho de três anos. Temos conquistado muita coisa nas categorias menores, mas precisávamos de um título de peso no sub-20. Não é fácil pegar uma estrutura totalmente deficitária, com os jogadores com uma mentalidade de time pequeno. Hoje, nessa categoria, jogamos de igual com qualquer adversário. Foi assim nas competições nacionais e ao longo do estadual. Esse grupo é completamente identificado com o Vasco e fez por merecer, pois ganhou os dois turnos. Não seria justo a perda desse campeonato. É um fechamento de um ciclo para eles, que ganharam tudo na base. No tempo certo, tenho certeza, que todos eles darão alegrias para o clube - afirmou Álvaro Miranda, acrescentando logo em seguir.

- Sem a união de todos no clube essa conquista não teria sido possível. Não poderia deixar de agradecer a presidência do clube e ao departamento de futebol profissional por todo suporte dado ao longo da disputa desse título, principalmente dando o feedback em relação aos que desceram. Só nós sabemos a dificuldade que é controlar a cabeça desses meninos. O importante é que todos entenderam o processo e nenhum momento reclamaram de jogar nos juniores. Eles usaram isso como trampolim para o profissional. O Mateus, por exemplo, se tornou titular após passagem de sucesso no sub-20. O Paulo Vitor e o Paulinho foram promovidos e se tornaram peças importantes do time - concluiu o diretor geral das categorias de base, com exclusividade ao Site Oficial.



Fonte: Site oficial do Vasco