Basquete: Fúlvio faz 14 pontos, mas Brasil perde para Argentina em amistoso por 86 a 74
Terça-feira, 22/08/2017 - 10:18
O técnico César Guidetti terá quatro dias de muito trabalho pela frente para tentar ajustar a seleção brasileira masculina para a Copa América. Nesta segunda-feira, o time teve um início animador, mas voltou a apresentar dificuldades na segunda metade e acabou derrotado pela Argentina por 86 a 74, no encerramento do Super Four de Salta - último torneio preparatório antes da estreia na competição continental. Com duas derrotas em três jogos, o Brasil terminou apenas na terceira colocação quadrangular amistoso, que teve os argentinos como campeões, o Uruguai com o segundo lugar e a Colômbia na última colocação.

A seleção brasileira agora segue para a cidade colombiana de Medellín, onde inicia a campanha na Copa América na próxima sexta-feira, justamente contra os donos da casa, às 18h (de Brasília).

Um dos mais jovens do grupo convocado por Guidetti, Bruno Caboclo teve boa atuação nesta segunda. Foi o grande nome do Brasil e ajudou o time a fazer partida equilibrada com os rivais nos dois primeiros quartos. Terminou como cestinha do jogo, com 23 pontos, e ainda anotou um duplo-duplo ao pegar 14 rebotes. Fúlvio foi outro que jogou bem, com 14 pontos, oito rebotes e sete assistências. O desempenho dos dois, no entanto, não foi suficiente.

Então melhor jogador do Brasil no torneio em Salta, Lucas Mariano ficou apagado. Sem a força do pivô no garrafão, o time teve problemas no ataque. A defesa também não conseguiu fazer frente aos argentinos, que jogaram com os desfalques de Luis Scola, Patricio Garino e José Vildoza. Os destaques da Argentina na partida foram os armadores Facundo Campazzo e Nico Laprovittola, com 16 e 15 pontos, respectivamente.

Além da derrota para a Argentina, o Brasil já tinha perdido na estreia do Super Four para o Uruguai por 69 a 63. A única vitória no torneio foi sobre os rivais da estreia na Copa América, a Colômbia, por 72 a 58.

Antes da viagem até a Argentina, o Brasil fez dois amistosos contra a seleção de Camarões, com duas vitórias em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. Os jogos são os primeiros de César Guidetti, do Pinheiros, como técnico do time nacional, ainda que de forma interina de acordo com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

A seleção brasileira está no Grupo A da Copa América, que vale apenas como classificatório para os Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. Os rivais em Medellín serão a Colômbia, México e Porto Rico. Apenas um time avança para o Final Four, que será em Córdoba, na Argentina, entre os dias 2 e 3 de setembro.

O jogo

Com Facundo Campazzo movimentando bem a bola e Nicolas Brussino calibrado, o time Argentino começou melhor no jogo e chegou a abrir seis de frente em cima do Brasil: 11/5. Porém, Bruno Caboclo manteve o time verde e amarelo no jogo. O ala do Toronto Raptors colocou três bolas de três, anotou 11 pontos no período, e comandou a reação da seleção brasileira, que melhorou com as entradas de Lucas Mariano e Georginho e ainda conseguiu fechar o primeiro quarto na frente: 17/19. A Argentina voltou a crescer no segundo período com a entrada do ex-armador do Flamengo, Nico Laprovittola. Caboclo foi mais discreto e o Brasil não conseguiu segurar a frente. Com aproveitamento ruim nos lances livres a seleção viu os donos da casa irem para o intervalo vencendo por 41 a 36.

O Brasil não conseguiu cortar a diferença na volta dos vestiários. Pelo contrário. Então cestinha da seleção no campeonato, Lucas Mariano não se encontrou em quadra e, sem a referência no garrafão, a seleção brasileira viu a Argentina ir abrindo aos poucos. A diferença chegou a ficar em 10 pontos e os donos da casa fecharam o terceiro período vencendo por 61/52. No último quarto, Fúlvio ainda chegou a puxar uma reação do Brasil, que cortou a diferença para cinco, mas a defesa não conseguiu apresentar resposta a Campazzo e Laprovittola e os argentinos arrancaram para a vitória por 86 a 74.



Fonte: GloboEsporte.com (texto), Vasco Basketball (imagem)