FFERJ: 'Vasco celebra seus 119 anos de glórias'
Segunda-feira, 21/08/2017 - 21:14
Nesta data, 21 de agosto de 2017, comemoramos os 119 anos do Club de Regatas Vasco da Gama. Atualmente, a instituição desenvolve diversas práticas esportivas, com acesso a todos os gêneros, diferentes faixas etárias e a indivíduos com as mais variadas condições sociais. Dentre os esportes praticados, profissionais ou amadores, podemos citar os tão afamados remo e futebol, o atletismo, o futsal, o futebol americano, o futebol de praia (beach soccer), futebol paralímpico, futebol de mesa, a natação etc. Ademais, seus adeptos (sócios e torcedores) chegam ao patamar de milhões e são incontáveis as suas conquistas no esporte.

Os vascaínos, com muita luta, sangue, suor e lágrimas construíram para a instituição e para o benefício do esporte brasileiro como um todo, o então maior estádio da América do Sul. Com essa atitude, os homens do Vasco deram uma resposta a todas as ofensas e àqueles que questionavam a força e a capacidade deste clube, constituído na sua essência por homens trabalhadores e honestos. Assim, o Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como Estádio de São Januário, foi inaugurado em 21 de abril de 1927.

Neste local sagrado para os vascaínos, podem-se vivenciar vários acontecimentos que entraram para a história do país. São Januário foi palco da do anúncio das primeiras leis trabalhistas brasileiras, ditadas pelo presidente Getúlio Vargas, em plena Tribuna de Honra. O estádio serviu como espaço para desfile das escolas de samba, em que se viu a Portela conquistar o campeonato de 1945. O famoso maestro Heitor Villa-Lobos regeu corais orfeônicos com mais de 40 mil vozes. Além disso, na "casa dos vascaínos" foram promovidos diversos shows e eventos musicais, festas típicas, eventos religiosos, dentre outros.

Como demonstração de zelo por parte da instituição para com a formação física e moral de jovens e crianças, o Vasco dispõe de uma escola em sua sede administrativa que serve aos seus atletas. O clube, para além de procurar fazer de crianças e jovens um esportista, preocupa-se em formar atletas-cidadãos. O Colégio Vasco da Gama foi inaugurado em 08 de março de 2004. Desde então, o clube mantém integralmente o Colégio e todas as suas despesas, como fornecimento de uniforme, de material didático e de alimentação.

Dentro do âmbito esporte, ainda podemos citar que o Vasco foi o primeiro campeão de um título continental, ao conquistar o I Campeonato Sul-Americano e Clubes Campeões (1948 - Invicto). A este somou-se o segundo, a Taça Libertadores da América (1998). O Vasco tornou-se o primeiro campeão carioca do Maracanã (1950). Conquistou 23 vezes o Campeonato Carioca e dentro destas conquistas cinco foram de forma invicta (1924, 1945, 1947, 1949 e 1992), além da última delas neste ano. Como esquecer a "Virada do Século" na final da Copa Mercosul de 2000.

Comemoração tem inìcio com "Alvorada Vascaína"

A comemoração do aniversário do Gigante da Colina foi iniciada com a tradicional "Alvorada Vascaína". Em São Januário, às seis horas da manhã, as bandeiras do Brasil, do Vasco, de Portugal, do Estado do Rio de Janeiro e da cidade do Rio de Janeiro foram hasteadas por dirigentes do clube.

Participaram da cerimônia o presidente do Conselho de Beneméritos Nelson Ribeiro de Souza, Doutor Jorge Vieira (diretor médico), André Luiz Vieira Afonso (vice-presidente de Obras de Engenharia e Patrimônio), Francisco Vilanova (vice-presidente de Esportes Terrestres), Gilmar Herédia (diretor de patrimônio), José Maria (representante da sede do Calabouço) e Valério dos Santos (representante dos funcionários de São Januário).

Após todo o cerimonial no gramado de São Januário, um dos maiores orgulhos vascaínos, dirigentes, sócios, funcionários e torcedores se dirigiram ao Ginásio Antônio Soares Calçada, mais conhecido como "Forninho". Os dirigentes cantaram "parabéns pra você", puxaram o grito de Casaca e confraternizaram durante o café da manhã servido no local.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro parabeniza o "Gigante da Colina" pelos seus 119 anos de fundação.



Fonte: FFERJ