Vasco tem direito a 2,5% do valor da venda de Philippe Coutinho, que pode se transferir para o Barcelona
Terça-feira, 15/08/2017 - 08:01
Uma novela no mercado de transferências da Europa é seguida de perto pelo Vasco. O clube acompanha o interesse do Barcelona em Philippe Coutinho, do Liverpool, pois tem direito a 2,5% do valor de uma possível transferência, de acordo com o mecanismo de solidariedade da Fifa.

A ausência de Coutinho da lista de relacionados do Liverpool para o jogo contra o Hoffenheim, nesta terça-feira, pela Liga dos Campeões, aumentou a sensação de que o brasileiro não permanecerá nos Reds. Na última semana, ele pediu ao clube para ser transferido para o Barcelona.

A última oferta dos catalães por Coutinho foi de 100 milhões de euros, mas o Liverpool rejeitou. Neste cenário, por exemplo, o Vasco teria direito a 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 9,4 milhões na atual cotação), quase o mesmo que embolsou quando vendeu o meia à Inter de Milão em 2008 - na época, recebeu 3,5 milhões de euros.

A expectativa pela venda de Coutinho existe em São Januário deste o ano passado. No orçamento para 2017, a diretoria incluiu a previsão de receber R$ 13 milhões com o mecanismo de solidariedade da Fifa.

Entenda as contas do mecanismo de solidariedade

Clubes pelos quais o jogador atuou até os 23 anos são considerados formadores. No máximo, eles podem receber 5% do valor de uma transferência internacional subsequente. No caso de Coutinho, ele chegou ao Vasco na infância, mas a contagem só começa a partir dos 12 anos. Ele deixou o clube com 18 anos.

Dos 12 aos 15 anos: 0,25% por cada temporada
Dos 16 aos 23 anos: 0,5% por cada temporada



Fonte: GloboEsporte.com