Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Euriquinho
Terça-feira, 08/08/2017 - 20:05
O vice-presidente de futebol do Vasco da Gama, Eurico Brandão Miranda, concedeu entrevista coletiva na noite desta segunda-feira (08/08) na sala de imprensa do Complexo Esportivo de São Januário. Durante o bate-papo com os jornalistas, o dirigente esclareceu os assuntos envolvendo o atleta Nenê e rechaçou qualquer tipo de racha no elenco cruzmaltino, garantido que o grupo está focado na conquista de uma vaga para a Taça Libertadores.

Confira os temas abordados por Eurico Brandão Miranda durante a entrevista coletiva:

- Situação do atleta Nenê

"Ele pediu para rescindir o contrato e nos informous que uma proposta de um clube espanhol seria formalizada. A proposta caiu, passou-se mais dois ou três dias, apareceu uma nova proposta, dessa vez de um clube italiano e tivemos que fazer um acerto financeiro, pois a proposta era inferior a do clube espanhol. Foi feito o acerto, mas a proposta dos italianos caiu. É bom ficar claro que o atleta estava fora do time porque queria rescindir o contrato. Passou-se um tempo, as coisas mudaram, pelo que parece não tem mais proposta, e o atleta solicitou ser reintegrado ao grupo. É isso. Além disso, é imaginação. Não adianta cobrar do treinador ou da diretoria a reintegração do Nenê, pois ele não foi afastado pela diretoria e tampouco pelo treinador. Foi ele que se afastou. Agora se inicia o processo de reaproximação dele. Ele agora deseja continuar, mudou de ideia, e o primeiro passo era procurar a diretoria para confirmar essa posição, que estava meio perdida. Ele confirmou essa posição para a diretoria. Nós fizemos algumas cobranças e exigimos algumas coisas dele. O atleta além de pedir para ir embora, cometeu alguns deslizes disciplinares, sérios e que precisavam ser repreendidos. Ele não só vai precisar ter vontade de retornar ao grupo, mas uma mudança comportamental em alguns sentidos"

- Cumprimento de etapas para o retorno ao elenco do Vasco

"O Nenê terá que cumprir três etapas para retornar ao clube. A primeira delas foi a conversa com a diretoria, o departamento de futebol, o presidente do clube, onde ele reafirmou o interesse de ser reintegrado e de jogar no Vasco. Só joga aqui quem quer. Isso aconteceu, o primeiro passo foi superado. O atleta agora precisa superar o segundo passo, que é conversar com o treinador e fazê-lo entender que está disposto a retornar, a fazer parte do grupo, que está disposto a cumprir as regras como todos, a ser um jogador no grupo dos 37, que pode jogar ou não jogar, ser ou não substituído. Superando essa segunda etapa, ele precisa superar a etapa de ser aceito pelo grupo de jogadores. Tem que conversar com os atletas e demonstrar para eles que quer realmente voltar, que cometeu um erro, que estava equivocado. O grupo de jogadores precisa aceitar isso. O Nenê se distanciou do clube, do treinador e dos atletas. Então, ele precisa recuperar isso. Se todas as etapas forem superadas, nós teremos ele de volta no grupo. A questão é simples e nós não gostaríamos que surgissem versões diferentes. Estamos caminhando para uma definição. Se ele não conseguir superar essas etapas, vamos pensar no que iremos fazer. Acreditamos que elas serão superadas. Todas as partes querem que as etapas sejam superadas"

- Prazo para definição da situação de Nenê

"Pode se resolver rapidamente ou não. As etapas precisam ser superadas. Superou com a direção ontem e amanhã pode superar com o treinador. Se achar pertinente, pode superar logo em seguida com o grupo de atletas, fazendo assim com que tudo seja resolvido logo amanhã. Pode ser que precise de mais um ou dois dias. Tem a possibilidade também das etapas não serem superadas. Todas precisam ser cumpridas, caso não sejam, ele não retornam. Então, o Nenê pode retornar ou não"

- Milton Mendes colocado como culpado no caso Nenê

"Os assuntos são discutidos internamente com todos, inclusive o treinador. O Milton não podia falar sobre o caso Nenê porque ele não tinha nenhuma responsabilidade sobre ele. O jogador procurou a diretoria e pediu para ir embora. O que o Milton vai fazer? O que ele pode fazer? Onde ele pode atuar? Em nenhum lugar, pode apenas esperar. Foi o que ele fez. Ele esperou e, infelizmente, apanhou pelo que não fez. Mas no futebol, muitas das vezes, temos que aguentar algumas porradinhas que não merecemos"

- Ambiente do vestiário e relacionamento dos atletas com Milton Mendes

"Se nós entendêssemos que isso está acontecendo, nós faríamos algum tipo de intervenção, com o atleta ou com o treinador. O que temos na verdade é um treinador enérgico, que algumas vezes incomoda um ou outro, mas são coisas normais, que se superam. As coisas com o Milton estão crescendo. Estão sendo exploradas algumas coisas que não são verdadeiras. Não nos encontramos nesse tipo de ambiente. O nosso ambiente é bom e os nossos atletas estão focados e fechados com o treinador. No futebol, quando se perde, é preciso encontrar culpados. Quando se perde, ninguém presta. A grande verdade é essa. Infelizmente, nós tivemos uma semana ruim, com duas derrotas. O treinador passou a ser responsabilizado por isso. Tivemos problemas médicos sérios, perdemos muitos atletas, o que nos obrigou a ir para o jogo com o nosso sexto zagueiro, com a possibilidade de utilizarmos o nosso sétimo defensor. Essas coisas precisam ser levadas em conta. Apesar de tudo isso, não vimos o time desmotivado nos últimos jogos. Na partida contra o Atlético Paranaense, os jogadores foram determinados e tentaram de todas as maneiras ganhar, mas a bola não quis entrar. Contra o Cruzeiro, tivemos a infelicidade de tomar um gol no final do jogo, mas o time não foi apático, não se entregou. As coisas não acontecem em algumas momentos, mas vão acontecer, até porque o trabalho é bom e o Milton é um cara trabalhador, muito sério. Tenho certeza que ele irá por cima de qualquer obstáculo que tenha".



Fonte: Site oficial do Vasco