Conquistas do Vasco da era 1997-2000 serão contadas em livro; veja vídeo de divulgação
Sexta-feira, 28/07/2017 - 10:27
As conquistas do Vasco entre 1997 e 2000 vão virar livro. A obra, de autoria do jornalista Thiago Correia, se chama "Monumental - O Vasco de 1997 a 2000" e será lançada em agosto, trazendo depoimentos de cerca de 60 personagens, entre eles Edmundo, Juninho, Donizete, Luizão, Mauro Galvão e Felipe. O livro fará árte do selo Drible de Letra, da Editora Multifoco.

Em entrevista ao jornal Lance!, o autor falou sobre o projeto. Confira alguns trechos:

IDEIA

"Algo que provavelmente acontece com todo mundo que chega aos 30 anos, é ter que explicar para a garotada se aqueles jogadores eram bons mesmo. Eles não apenas eram isso tudo dentro das quatro linhas, como protagonizavam histórias inimagináveis no futebol atual. E eu sempre tive o desejo de escrever algum livro, mas faltava a ideia. Até que li "95 - A tua estrela brilha", de Claudio Portella e Rafael Casé, contando o título brasileiro do Botafogo daquele ano, e veio a inspiração de transformar aquela geração em livro."

EDMUNDO E LOPES

"A importância do Edmundo em 1997 fora de campo foi surpreendente. Dentro das quatro linhas é desnecessário falar, mas vi que ele foi fundamental para que aquele time encaixasse, para que todos comprassem a ideia e compreendessem a importância de tudo aquilo. Também aconteceu uma desconstrução da imagem estereotipada do Antônio Lopes. Sempre tive uma visão dele ser um grande treinador, essencial para toda aquela geração, mas vejo, e posso estar errado, que a torcida vascaína não o valoriza como deveria. Foi bem bacana ver a gratidão, o reconhecimento que aqueles profissionais têm pelo Lopes, e o amplo conhecimento que ele tem de futebol."

PERSPECTIVA

"Como vários anos se passaram e o Vasco nunca teve outro momento que pudesse se comparar àquele, a perspectiva mudou sim. As minhas primeiras lembranças do Vasco são do tri do Estadual, depois vem essa geração. Na cabeça de uma criança passando para a pré-adolescência, aquele era o normal: rotina de títulos. Mas não foi bem assim. E acho que para qualquer vascaíno, qualquer time vencedor que venha no futuro será comparado à equipe de 1997 a 2000."





Fonte: NETVASCO (texto), Divulgação (foto, vídeo)