Luis Fabiano voltou a treinar em campo nesta 4ª; confira situação dos lesionados
Quarta-feira, 26/07/2017 - 13:50
Luis Fabiano voltou nesta quarta-feira a treinar em campo com os companheiros, mas ainda não tem previsão para retornar ao time. Ele segue fazendo um trabalho específico no Caprres, sob a supervisão do gerente científico Alex Evangelista, que ressaltou que o jogador não tem qualquer tipo de problema físico, mas precisa melhorar alguns índices.

- É uma prerrogativa do Caprres cuidar da saúde do atleta. Com as avalições, ele não tem uma patologia. E por que parar o jogador? A cartilagem (do quadril), dentro da articulação, se for gasta, acabou. Antes que isso aconteça, o cuidado é parar o jogador progressivamente para estruturá-lo. Para ele ganhar massa muscular, força e mais mobilidade e desenvolver com qualidade o que sabe fazer – explicou Evangelista.

Segundo o gerente científico, a decisão para tratar do Fabuloso aconteceu após ele reclamar de dor no quadril, que também provocava dor no joelho. Com os exames, ficou-se decidido de que ele realizaria um trabalho especial.

- Seria leviano dar uma previsão agora. Sou cobrado o tempo inteiro. Hoje ele evoluiu uma parte no campo. É monitorado, tem avalições de força, de simetria muscular. (Será liberado) quando ele estiver encaixado naquilo que a gente julga importante para desenvolver alta intensidade sem risco de provocar patologia.

Evangelista atualizou também as situações de outros jogadores do elenco que estão com problemas físicos. Ele citou o projeto que chama de Lesão Zero como uma forma de tentar esvaziar o mais rápido possível o departamento médico do Vasco.

- O projeto serve justamente quando a gente tem lesão. Temos que ter responsabilidade. Nós (do Caprres) nos reunimos quando tem uma lesão e tentamos esvaziar o DM. É estar com a luz máxima acesa.

Veja as situações de outros atletas:

Paulão
Estamos aguardando os médicos para avaliar a ressonância. Ele já está sem dor e inicia processo de fortalecimento hoje à tarde.

Bruno Paulista
Treino normalmente com o grupo. Fez tratamento na folga e está melhor.

Breno e Wagner
Estão fazendo trabalho de transição com força máxima, em alta intensidade. Não posso dar previsão, porque amanhã pode ter resposta de dor no pós-treino. Mas já estão treinando a parte física para que possam ser entregues ao Milton. Não sabemos ainda o dia.

Caio Monteiro
Precisa de atenção especial, porque vem evoluindo em relação à compleição física. Precisa ganhar massa muscular. Não pode ter pressa. É necessário que ele ganhe condições musculares para atender à demanda de uma partida de 90 minutos e à sequência de jogos. Estamos evoluindo progressivamente com ele.

Marcelo Mattos
Está em processo final. Pode levar um mês, um mês e meio. Precisou fazer cirurgia no tendão do músculo anterior da coxa e perdeu muita massa muscular. Agora está praticamente recuperado e vai seguir processo de fortalecimento.

Kelvin
Acabou de chegar de São Paulo. Fez cirurgia bastante delicada, requer atenção muito especial. Provavelmente vai levar oito ou nove meses para voltar.



Fonte: GloboEsporte.com


Alex Evangelista detalha situação dos atletas entregues ao CAPRRES

Idealizador do Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo, o gerente científico Alex Evangelista concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (26/07) no Complexo Esportivo de São Januário. Durante o bate-papo com os jornalistas, o profissional detalhou o processo de recuperação dos atletas que por motivos diversos não estão à disposição do treinador Milton Mendes para os jogos do Campeonato Brasileiro.

- Luis Fabiano

"O Luis Fabiano chegou da China e nós elaboramos um projeto. Na medida do possível, ele foi evoluindo jogando e treinando no CAPRRES. Nada no Caprres é decidido por uma só pessoa, mas por um conjunto de pessoas. Todas as áreas envolvidas se reúnem e tomam uma decisão. O grande segredo do CAPRRES é ter a coragem de se fazer um projeto de trabalho antes que o atleta adquira uma patologia. O detalhe é que tudo é feito no calor da competição. É uma prerrogativa do Caprres cuidar da saúde do atleta. Com as avalições, o Luis Fabiano não tem uma patologia. E por que parar o jogador? A cartilagem (do quadril), dentro da articulação, se for gasta, acabou. Antes que isso aconteça, o cuidado é parar o jogador progressivamente para estruturá-lo dentro do que é saudável para ele ganhar massa muscular, força e mais mobilidade e desenvolver com qualidade o que sabe fazer. Seria leviano dar uma previsão agora. Sou cobrado o tempo inteiro sobre previsões, mas preciso ver a resposta do atleta. Hoje ele evoluiu uma parte no campo. É monitorado, tem avalições de força, de simetria muscular. Será liberado quando ele estiver encaixado naquilo que a gente julga importante para desenvolver alta intensidade sem risco de provocar patologia"

- Paulão

"Estamos aguardando os médicos para avaliar a ressonância, até para não ser dado um diagnóstico simples e puro. Ele já está sem dor e inicia projeto de fortalecimento hoje à tarde".

- Bruno Paulista

"Ele já treinou normalmente com o grupo. Fez tratamento durante todo o período de folga e já conseguimos colocá-lo no campo"

- Breno e Wagner

"Os dois já estão fazendo trabalho de transição com força máxima, em alta intensidade. Não posso dar previsão, porque amanhã pode ter uma resposta de dor no pós-treino. Mas já estão treinando a parte física e fazendo o trabalho de transição com força e intensidade. O objetivo é que ele possam ser entregues ao Milton o mais rápido possível, mas ainda não sabemos o dia que isso irá acontecer"

- Caio Monteiro

"Ele precisa de atenção especial, porque vem evoluindo em relação ao arcabouço muscular, compleição física, então não podemos ter pressa. É necessário que ele ganhe condições musculares para atender à demanda de uma partida de 90 minutos, assim também como uma sequência de jogos. Conhecendo o sistema, olhando as fragilidades, nós o separamos e estamos fazendo um trabalho absolutamente individualizado. Estamos preocupados em torná-lo um atleta altamente competitivo. Estamos evoluindo progressivamente muito bem com ele. Não temos pressa nenhuma com ele, pois queremos que ele tenha um rendimento alto, assim como os outros, no momento que retornar"

- Marcelo Mattos

"Está numa fase praticamente final. Precisou fazer cirurgia no tendão do músculo anterior da coxa e perdeu muita massa muscular. Agora está praticamente recuperado e vai seguir processo de fortalecimento. O processo final pode levar um mês, um mês e meio. Não gosto de precisar, pois depende da resposta do atleta"

- Kelvin

"Acabou de chegar de São Paulo. Fez cirurgia bastante delicada, requer atenção muito especial. Provavelmente vai levar oito ou nove meses para voltar".

Fonte: Site oficial do Vasco