E-Sports: CBF lança o e-Brasileirão 2017, que terá a participação do Vasco
Quarta-feira, 26/07/2017 - 12:39
É hora de conhecer o melhor jogador de Pro Evolution Soccer (PES) do Brasil de 2017. Nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou oficialmente a 2° edição do e-Brasileirão. As inscrições para as seletivas já estão abertas para os 20 clubes da Série A. O evento de lançamento, no Rio de Janeiro, teve presença do atual campeão mundial Guilherme "GuiFera" Fonseca, que também venceu a edição inaugural da competição nacional atuando pelo Santos. As inscrições podem ser feitas no site oficial do torneio: e-brasileirao.com.

O e-Brasileirão terá novidades para esta temporada. As seletivas online dos 20 clubes estão mantidas. A mudança está na seleção exclusiva para sócios-torcedores. Serão oito classificados (três da seletiva aberta e outros quatro do quadro de sócios) para a fase presencial de cada time, que será disputada separadamente em preliminares de partidas do Brasileirão. Os representantes do ano passado (exceto dos times que subiram da Série B) terão vaga garantida na fase final das seletivas. Em único regime diferenciado, o atual campeão, Guilherme "GuiFera" Fonseca, disputará com o vencedor presencial para decidir quem fica com a vaga do Santos para este ano.

- O e-Brasileirão é uma competição de grande nível, que foi o começo para conquistar a vaga para o Mundial. Este ano é batalhar, treinar muito de novo para conseguir esse título novamente, para já conseguir uma classificação para o regional - declarou GuiFera.

Os representantes de cada clube disputarão a fase final do e-Brasileirão no início de dezembro, no PES 2018. Eles serão divididos em cinco grupos, de onde os dois melhores avançam para as quartas de final. Todo o sistema de mata-mata será disputado em sistema de ida e volta.

O campeão do e-Brasileirão receberá o troféu na festa de encerramento do Brasileirão e ainda tem vaga garantida na qualificatória das Américas para o Mundial de PES. Ele também terá direito a dois ingressos para a semifinal da Liga dos Campeões e disputará uma partida na Granja Comary com ex-jogadores da Seleção.

Vale lembrar que as seletivas para o e-Brasileirão são abertas para qualquer pessoa. Atual campeão, GuiFera dá dicas para quem quiser tentar a sorte na competição deste ano:

- É treinar muito, se dedicar bastante, estudar os jogos, ver jogadas, assistir a vídeos. Ter o apoio em casa também é fundamental. Claro que tem a parte do dom, mas o dom sem treino não é nada. O treino tem essencial importância para quem sonha com isso. E é lutar bastante, porque, se você tem um sonho, é correr atrás dele para ser realizado. Seria um prazer, para mim, ver novos jogadores.

Calendário de encerramento de inscrições

Botafogo - 04/08
Coritiba - 04/08
Flamengo - 09/08
São Paulo - 09/08
Atlético-PR - 16/08
Santos - 16/08
Grêmio - 23/08
Corinthians - 23/08
Chapecoense - 30/08
Atlético-MG - 30/08
Vitória - 06/09
Palmeiras - 06/09
Fluminense - 13/09
Sport - 13/09
Cruzeiro - 20/09
Ponte Preta - 20/09
Atlético-GO - 18/10
Bahia - 18/10
Avaí - 25/10
Vasco - 25/10



Fonte: Sportv.com (texto), CBF (foto)