Boa atuação de Paulinho dá força a Milton Mendes e mostra caminho para o Vasco na temporada
Segunda-feira, 24/07/2017 - 11:46
em Luis Fabiano nem Nenê, Milton Mendes olhou para a base, apostou e se deu bem. Os dois gols de Paulinho sobre o Atlético-MG (veja no vídeo acima), além das atuações de Paulo Vitor, Mateus Vital e Guilherme, reforçaram a opção que o treinador vem tomando de apostar cada vez mais nos pratas da casa do Vasco, em detrimento dos medalhões. Atualmente, sob diferentes aspectos, este parece ser o melhor caminho para o Cruz-Maltino em 2017.

O fator técnico

Tecnicamente, os garotos dão sinais do potencial desde as categorias inferiores. São uma geração promissora trabalhada com cuidado pelo Vasco, com atenção física e psicológica. O resultado do trabalho aparece quando Paulinho, 17 anos, e Paulo Vitor, 18, são titulares dos profissionais pela primeira vez num dos campos mais difíceis do Brasil – o Independência atleticano – e atuam com tranquilidade.

Antes de Paulinho e Paulo Vitor, Milton já havia dado espaço a outros meninos. Mateus Vital começou o Brasileiro como titular, perdeu espaço e retornou contra o Galo – o que evidencia o cuidado do treinador com os jovens. Outros garotos tiveram chances, mas ainda não aproveitaram tanto: o lateral Alan, o volante Andrey e o meia Evander são exemplos de quem ainda pode dar sua contribuição. Ainda há o zagueiro Ricardo e o volante Bruno Cosendey no sub-20.

O fator financeiro

O saldo, porém, é positivo. Enquanto Nenê está às voltas com uma possível saída, e Luis Fabiano ainda se recupera de inquietantes dores no quadril, o Vasco encontra em seus garotos a profundidade de elenco que tanto precisa num Brasileirão longo e complicado. Com um bônus: sem gastar com salários exorbitantes e nem milhões investidos em direitos econômicos.

Não é à toa que, recentemente, a diretoria liberou jogadores mais experientes, como Andrezinho, Julio dos Santos e Bruno Gallo. Seus substitutos vêm da base. Podem ser Andrey, Bruno Cosendey e Guilherme.

O fator Douglas

A expectativa é de que estes meninos ajudem tecnicamente o time neste Brasileiro. Mas também é possível projetar um reforço e tanto no caixa cruz-maltino. O maior exemplo é Douglas, o primeiro desta leva a se firmar de forma indiscutível no time. O volante foi vendido ao Manchester City e rendeu quase R$ 50 milhões ao clube.

O desafio, agora, é trabalhar bem as promessas. Segurá-los na euforia. Se o Vasco souber manter este trabalho de transição, pode fazer um Campeonato Brasileiro tranquilo e entrar em 2018 mais forte.



Fonte: GloboEsporte.com