Alex Dias relembra passagem pelo Vasco: 'Meu melhor momento no Brasil'
Quarta-feira, 19/07/2017 - 17:01
São Paulo e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira (19 de julho), no Morumbi, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Há alguns anos os dois clubes disputavam quem ficaria com um atacante bastante badalado à época. Um dos artilheiros do Brasileirão de 2005 e aclamado pela torcida Cruzmaltina, Alex Dias se desentendeu com a diretoria, entrou na justiça para se desvincular do Vasco e acabou se transferindo para o Tricolor.

A novela demorou pouco mais de um mês, mas terminou com final feliz para o jogador que foi campeão brasileiro vestindo a camisa de seu clube do coração. Do Vasco, guarda com muito carinho o melhor momento da sua trajetória no Brasil, quando teve, como ele mesmo admite, a maior honra da sua carreira ao atuar ao lado de Romário.

Diferente da maioria dos jogadores de futebol, Alex Dias atingiu o auge após os 30 anos. A grande temporada no Goiás em 2004, resultou em uma transferência para o Vasco onde formaria dupla de ataque com um baixinho que buscava o milésimo gol da carreira.

"Foi maravilhoso. Uma parceria muito boa. O Romário foi muito importante para mim. Fomos artilheiros do Brasil em 2005. Ele até pediu aumento salarial para eu não sair do clube e insistiu muito para eu ficar quando acertei com o São Paulo", disse.

O bom momento foi interrompido pela primeira grave lesão de Alex Dias. Aos 33 anos o atacante se machucou, ficou 6 meses fora dos gramados e perdeu o restante do Campeonato Brasileiro. Na curta passagem pelo Vasco, Alex tinha seu nome constantemente gritado pelos torcedores nas arquibancadas.

"Tenho um carinho e respeito muito grande pelo clube e pela torcida. Onde eu passo os torcedores vem falar comigo. Meu melhor momento no Brasil, onde eu tive um maior reconhecimento foi jogando pelo Vasco", disse.

Saída pela porta dos fundos

Mas nem tudo foram flores na passagem do atleta por São Januário. O atacante recebeu uma proposta para voltar à França e pretendia aceitar. A pedido de Romário, o Vasco aumentou o salário e Alex permaneceu. Meses depois, uma investida do São Paulo mudou os planos do jogador que precisou entrar na justiça para se desvincular do clube. No último jogo no Rio de Janeiro, a despedida foi aos gritos de "mercenário" por parte da torcida vascaína.

"Não existe mágoa. Mas eu nunca consegui entender aquilo. O motivo não foi dinheiro, sempre dei a vida em campo. Meus vencimentos estavam atrasados. Eu acertei com o São Paulo e tinha um acordo caso houvesse uma proposta vantajosa. A saída foi conturbada porque houve erro do meu advogado e também do Vasco. Novamente o Romário tentou me convencer a ficar, mas dessa vez não deu"

Clube do coração

Pouco mais de um mês se passou até Alex ser apresentado como reforço do Tricolor. Vindo de um grande momento, demorou apenas dois dias para ele estrear com a camisa do São Paulo.

"Foi muito emocionante chegar ao clube que sou torcedor. Lutei minha vida toda por aquilo, sonhei... logo na primeira semana teve o clássico com o Palmeiras. Fiz um gol e dei duas assistências, aquilo me arrepiou, estar do lado do Rogério Ceni e daquela galera toda… No final do ano ainda consegui ser campeão no clube do meu coração, isso não tem preço"

Com o decorrer da temporada, Alex perdeu espaço com Muricy Ramalho. O grande número de atacantes no elenco fez com que o jogador tivesse poucas oportunidades na equipe.

"Eu queria ter tido uma sequência maior no São Paulo, mas o time era muito bom. Eu disputava posição com grandes jogadores. No Vasco era eu, o Romário e mais nove jogadores. No São Paulo não foi assim"

Torcedor declarado do São Paulo, Alex Dias não esconde a torcida pelo time do Morumbi no confronto desta quarta-feira, mas sempre faz questão de ressaltar o carinho pelo Gigante da Colina. Apesar de acreditar que o elenco não foi bem montado, o ex-atacante não acredita em um eventual rebaixamento no final do ano.

"A situação não é boa, mas vai melhorar. Não vamos cair nesse ano. A atual diretoria não é a que o clube merece. Vendeu muitos jogadores, trouxe outros, mas não contratou certo"

Técnico Rogério Ceni

"O Rogério Ceni se preparou para ser treinador do São Paulo, mas o time não ajudou. É muito fácil falar agora que não deu certo. Eu só acho que não é uma boa ideia um ídolo virar técnico porque a torcida é muito passional, no final a pressão cai toda sobre o treinador"

A perda de seis mandos de campo do Vasco

"O Vasco perde muito com essa punição. Eu sei o que é jogar um clássico em São Januário, eu era titular naquela vitória sobre o Flamengo em 2005. Sei a pressão que é. Quem joga ali sabe que vai enfrentar um caldeirão. É muito difícil vencer o Vasco em casa"



Fonte: Fox Sports