Rubro-negro preso por morte de botafoguense gravou áudio incitando violência contra vascaínos no clássico
Terça-feira, 11/07/2017 - 21:43
A Polícia Civil do Rio de Janeiro descobriu que ordens para brigas entre torcidas nos estádios de futebol partem de dentro dos presídios.

“Convoca a tropa, só os melhor. Tô agarrado aqui, mas nada mudou, mano. Sábado é o dia do confronto, é o dia do caô. Separa as madeiras, as barras de ferro pra cima deles”, disse o preso.

A gravação foi feita dentro de uma cadeia, na Baixada Fluminense. O homem que dá as ordens e planeja uma briga de torcidas é Vítor Portêncio da Silva, conhecido como “Gringo”. Ele está preso há mais de três meses, acusado de participação no assassinato brutal de um torcedor do Botafogo.

Diego Silva dos Santos, de 28 anos, foi espancado e morto a golpes de espeto de churrasco, em fevereiro, do lado de fora do Engenhão, no Rio.

“Ele teve uma participação direta na morte do Diego, uma vez que ele foi um dos líderes daquele bando que atacou a vítima e socou a vítima diversas vezes com ela já caída no chão, facilitando com que o outro investigado, o Rogério, espetasse-a com cinco golpes de espeto de churrasco no peito”, explicou o delegado Daniel Rosa.

A GloboNews teve acesso, com exclusividade, aos áudios gravados pelo detento. Esses áudios foram enviados por uma rede social de uma torcida organizada do Flamengo, na véspera do jogo entre Flamengo e Vasco, sábado (8), em São Januário.

A partida terminou em confusão e quebra-quebra dentro e fora do estádio. Um torcedor morreu com um tiro no peito.

“É pra ir pra cima, botar aquele carro cinco da manhã e arrebentar logo quando for comprar café da manhã, igual a gente sempre fazia”, disse.

“Gringo” e outros sete integrantes da Torcida Jovem do Flamengo foram denunciados pelo Ministério Público pelo assassinato do torcedor do Botafogo.

Depois de ouvir os áudios, a promotoria deve pedir a transferência de “Gringo” para um presídio de segurança máxima.

“Dentro da prisão cautelar, podemos pedir agravamento das condições, transferência para Bangu 1, talvez até um regime disciplinar diferenciado dentro de Bangu 1”, disse o delegado.

A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio disse que fez vistorias na segunda-feira (10) e no domingo (9) na cadeia onde está preso Vitor Portêncio da Silva, o “Gringo”, e que apreendeu cinco celulares, além de drogas. A secretaria informou também que vai abrir uma sindicância.

O Jornal Nacional não conseguiu contato com a defesa de Vitor Portêncio da Silva.



Fonte: Jornal Nacional - G1