Major do Gepe: 'As pessoas que trabalham no estádio chegam antes do policiamento e podem ter entrado com as bombas escondidas'
Domingo, 09/07/2017 - 15:03
O major Hilmar Faulhaber, comandante do Grupamento Especial de Policiamento de Estádios (Gepe) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, afirmou neste domingo que acredita que as bombas atiradas no gramado de São Januário, após a derrota para o Flamengo, no sábado, provavelmente não estavam com os torcedores no momento da revista para a partida do Brasileirão. Segundo Faulhaber, a quantidade de artefatos era "muito maior" do que em outros jogos e que é possível que tenham entrado em São Januário via funcionários do clube mandante ou vendedores ambulantes. O major, no entanto, ressalta que não houve desleixo por parte da polícia e que não acredita que o clube tenha incentivado esse tipo de ação.

- As pessoas que trabalham no estádio chegam antes do policiamento e podem ter entrado com as bombas escondidas. Ou até em dias anteriores ao jogo. São cerca de mil pessoas. Quem garante que essas pessoas não tem ou não tiveram relação com as organizadas? Não sei dizer se o clube faz revista em seus funcionários. Porque a quantidade de bombas era muito maior do que a de outros jogos. Não foi normal, eram muitas bombas - declarou Faulhaber, que disse que após o episódio "ligou-se o sinal vermelho, de alerta". - A revista, feita por nós e por seguranças privados contratados pelo Vasco, não pega tudo, claro. Passa alguma coisa escondida em sapato e roupa íntima, por exemplo. Mas ontem (sábado) essa quantidade foi enorme. Repito, não foi normal.

Segundo Faulhaber, desde o início do jogo, as torcidas organizadas do Vasco já estavam "se estranhando". E que o clima de briga era iminente. O major acredita que torcedores vascaínos premeditaram a confusão e que o episódio pode ter relação com a política interna do clube. Ele também lembrou que a briga não foi entre torcidas rivais, entre Vasco e Flamengo.

- Não acho que o clube incentive esse tipo de coisa. Não imagino que o Vasco tenha facilitado a entrada desse tipo de artefato. Me refiro a pessoas isoladas - esclareceu o major. - A confusão ocorreu apenas na torcida do Vasco que estava tão misturada que não detectamos qual organizada começou a lançar as bombas e a criar tumulto e briga. Acho que tem relação direta ao momento do clube, à política. As bombas, aliás, foram um item importante. Mas, esses vândalos também depredaram o local e partiram para cima da polícia.

A assessoria de imprensa do Vasco informou que "assim como ocorre em várias empresas", os funcionários do clube "não passam por revista e que alguns, dependendo da função que exercem, são revistados quando deixam o clube. Não quando entram."

Depois da violência em São Januário, o presidente do Vasco Eurico Miranda colocou a culpa da confusão em grupos políticos:

- Isso é um grupo, e normalmente essas coisas são financiadas por alguém, que eu não sei quem é. Mas que é grupo político, você não tenha dúvida. Eles só visam uma coisa: desestabilizar o futebol, porque com o futebol indo mal é que eles podem começar a aparecer - disse o presidente, que também afirmou ser impossível que os explosivos usados após a partida já estivessem guardados no estádio.

- Chance zero. A revista foi mal feita, e a revista é feita pela Polícia Militar. Aqui não há hipótese de ter se guardado alguma coisa.

AMBIENTE DE INSEGURANÇA

Para Faulhaber, jogos em São Januário criam esse ambiente de insegurança, diferentemente das partidas que acontecem no Maracanã, por exemplo. Mas ressalta que o local tinha todos os laudos necessários para a liberação do jogo. O major afirma que é melhor "para todos" trabalhar no Maracanã.

- No Maracanã há mais segurança, os funcionários que ali trabalham passam por revista, tem horários restritos para entrada no local e é bem mais difícil que algo desta proporção aconteça ali. Agora, não posso opinar se São Januário deve ou não ser impedido de receber partidas de futebol, clássicos ou não. Cabe ao STJD julgar o que ocorreu. Mas, claro, prefiro trabalhar no Maracanã do que em São Januário. É melhor para todos, torcida, jogadores, arbitragem, jornalistas e policiais.

Faulhaber informou que o policiamento interno no estádio contou com 220 homens e que cerca de 50 fizeram a revista, números suficientes segundo ele.

- Nosso principal objetivo foi atingido A segurança da torcida, da arbitragem, delegações foi feita. Atuamos de maneira adequada, com armas não letais, porque foi preciso conter o ímpeto desses torcedores, que na verdade são vândalos.

Fonte: O Globo Online