Moradores e comerciantes relatam pânico após violência em São Januário
Domingo, 09/07/2017 - 17:38
Os moradores e comerciantes vizinhos de São Januário relataram ter vivido um pesadelo após a partida entre Vasco e Flamengo, na noite deste sábado. A confusão que acabou com um torcedor morto e pelo menos três feridos deixou rastros de destruição e vandalismo nas ruas do entorno do estádio. Na manhã deste domingo, moradores e comerciantes contabilizaram os prejuízos causados pelos episódios de violência e encontraram até rojões pelas calçadas. Segundo moradores, o torcedor que morreu foi baleado perto da sede da torcida jovem do Vasco, na Rua do Bomfim.

Um vendedor de 51 anos, morador da Rua Bela, relatou momentos de desespero logo depois do término do jogo entre Flamengo e Vasco. Segundo ele, por volta das 20h, torcedores do Vasco que saíam pela Rua do Bomfim em direção a Rua Bela iniciaram uma grande confusão e passaram a dar pauladas e chutes em portas de comércio e portões de casas. Em um determinado momento, ele passou a ouvir o barulho de rojões e até tiros

— Meu portão estava encostado. Do nada, um grupo invadiu a minha casa. Eram de oito a dez pessoas. Falei que eles deveriam sair, mas eles não me deram ouvidos. Logo na sequência, vi um homem baleado sendo carregado por outro nas costas. Foi um pesadelo.

Pela manhã, funcionários bares na Rua do Bomfim precisaram limpar as calçadas e tentaram calcular o prejuízo de portas quebradas. Um balconista, que preferiu não se identificar, disse que o que se via depois do jogo era uma briga entre torcedores vascaínos.

— Os caras começaram a brigar entre si. Davam chutes e pontapés para todos os lados. A rua está cheia de pedregulhos. Eles chutaram tanto a porta de um comércio que chegou a afundá-la. Esse tipo de gente não pode ser chamado de torcedor, são criminosos.

Outro morador da mesma rua, de 35 anos, afirmou que as confusões se repetem a cada partida que acontece no estádio:

— Minha irmã já foi assaltado por torcedores uniformizados. Dessa vez, eles destruíram nosso canteiro de plantas. Estou sendo obrigado a replantar tudo. O planejamento de segurança no entorno de São Januário deve ser revisto.

Polícia Civil investiga morte de torcedor vascaíno

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou, na manhã deste domingo, que a Delegacia de Homicídios da Capital (DH) assumiu as investigações sobre a morte do torcedor do Vasco, de 27 anos, baleado no peito, durante os confrontos no clássico entre Vasco e Flamengo, na noite de sábado, em São Januário, na Zona Norte do Rio.

O jovem chegou a ser levado para o Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no carro que o levava à unidade. Outros três torcedores chegaram feridos à unidade. Dois foram baleados nas pernas e já receberam alta. O quarto torcedor tentou se proteger atrás de um caminhão durante troca de tiros e acabou ferido por estilhaços de vidro. Ele também já foi liberado pelos médicos.

Vídeos mostram correria e pânico

Nas redes sociais, torcedores dos dois times registram em vídeos os momentos de pânico vividos quando a confusão acontecia. Os internautas também manifestaram o repúdio à violência e o pesar pela morte do torcedor vascaíno.



Fonte: O Globo Online