Vasco relembra goleada de 7 a 2 sobre o Barcelona, que está completando 60 anos
Sexta-feira, 23/06/2017 - 23:38
Há 60 anos, no dia 23 de junho de 1957, o Vasco aplicava uma das maiores goleadas internacionais já sofridas pelo Futbol Club Barcelona em sua história. Para o desespero dos barcelonistas, com três gols de Laerte, dois de Vavá, um de Válter e outro de Wilson Moreira, o Gigante da Colina aplicou um verdadeiro chocolate na Catalunha e venceu os culés por 7 a 2, em pleno Les Cortes, a casa do Barcelona antes do Camp Nou.

O Barcelona era o atual campeão da Copa do Rei (1957), conquistaria a Taça das Cidades com Feiras em 1958 e 1960 (precursora da Copa da UEFA, atual Liga Europa da UEFA) e se sagraria campeão espanhol na temporada 1958/1959. No ataque do "Barça" estava um jogador bastante conhecido do público brasileiro: Evaristo de Macedo, que atuou por clubes como Madureira, Flamengo e Real Madrid, além da Seleção Brasileira. Evaristo, que até os dias atuais é um dos maiores artilheiros da história do Barcelona, pôde "sentir da pele" as consequências de uma das maiores apresentações do Vasco em território Europeu.

O Vasco não tomou conhecimento do poderio azul-grená. Após derrotarem o Real Madrid na final do Torneio de Paris, conquistarem o Troféu Teresa Herrera em cima do Athletic Bilbao e vencerem o Valência, os Cavaleiros da Cruz de Malta varreram a equipe do Barcelona. A façanha dos comandados do técnico Martim Francisco fez com que a própria imprensa da Espanha colocasse em xeque a qualidade do futebol espanhol.

A sequência de resultados positivos da excursão do Vasco em 1957 abrilhantava a imagem do clube perante a mídia internacional. O Gigante da Colina era apontado pelos europeus como o grande representante do futebol brasileiro. A qualidade técnica dos nossos jogadores era vista como algo excepcional e demonstrava que o Vasco estava na vanguarda do futebol.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Partida: Club de Regatas Vasco da Gama 7x2 Futbol Club Barcelona - (Noturna)
Evento: Amistoso Internacional
Data: 23 de junho de 1957 - (Domingo)
Local: Estádio Les Corts – Barcelona (Catalunha)/ESP
CR Vasco da Gama:
Carlos Alberto; Dario, Viana, Orlando e Ortunho; Laerte e Válter; Sabará, Livinho, Vavá e Pinga.
Técnico: Martim Francisco
Futbol Club Barcelona:
Ramallets; Olivella, Brugué (Rodrí), Segarra, Flotats, Vergés (Gracía), Basora (Tejada), Villaverde, Martínez, Evaristo e González.
Técnico: Doménec Balamanyá
Gols:
1º Tempo – Laerte (3’), Vavá (6’) e Laerte (11’);
2º Tempo – Vavá (6’), Villaverde (BAR-10’), Laerte (27’), Válter (35’), Martínez (36’) e Wilson Moreira.
Árbitro: Gómez Contreras (Espanha)



Fonte: Site oficial do Vasco