Veja números do Vasco no Brasileiro: em casa, quase o dobro de finalizações; fora, menos posse
Sexta-feira, 16/06/2017 - 09:30
Há dois Vascos neste Campeonato Brasileiro. O que joga em casa, com o apoio da torcida, consegue se impor na maioria das vezes para conquistar bons resultados – exceção feita à derrota para o Corinthians. O que atua fora do Rio de Janeiro é mais cauteloso e ainda não convenceu: são três derrotas em três jogos. Os números acentuam a diferença de abordagem conforme o mando de campo cruz-maltino.

O GloboEsporte.com usou números do site FootStats para entender a mudança de comportamento do Vasco. O que mais chama a atenção: o time comandado por Milton Mendes finaliza quase o dobro de vezes quando atua em São Januário.

Mas há outros detalhes. Em casa, o Vasco tem mais posse de bola, defende melhor e erra menos passes. Em nenhum jogo fora do Rio de Janeiro a equipe teve mais posse que o adversário, reflexo da estratégia cautelosa elaborada por Milton. Uma ressalva: até agora, o Cruz-Maltino visitou dois candidadatos ao título - Palmeiras e Grêmio -, além da Chapecoense.

Confira alguns números no gráfico abaixo:



O fato curioso é que o Vasco troca mais passes fora de casa do que dentro. Pode-se deduzir que, em São Januário, Milton busca um time mais vertical, agressivo, que ataca de forma mais objetiva, enquanto, longe do Rio, o objetivo é segurar a bola.

Por outro lado, a proporção entre passes certos e errados é similar tanto dentro quanto fora de casa. Veja nos gráficos abaixo:





Após a derrota para a Chapecoense por 2 a 1 na quarta-feira, o técnico Milton Mendes admitiu que o time precisa ser mais agressivo fora de casa, mas também explicitou a preocupação em adotar uma postura cautelosa.

- Nossa estratégia era não levar gol e o Nenê prender bola na frente. Conseguimos igualar a partida, e no segundo tempo levamos aquele gol. Tentei dar velocidade com o Manga e com o Caio (Monteiro). Não deu certo. Agredimos pouco - analisou.

Nesta sexta-feira, o Vasco volta a treinar para a partida contra o Avaí, neste sábado, em São Januário, às 19h (de Brasília). Será a oportunidade de manter o bom rendimento em casa e subir na tabela do Campeonato Brasileiro.

Fonte: GloboEsporte.com